Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Agittec abre inscrições para a 1ª Maratona de Inovação da JAI

Equipes multidisciplinares devem solucionar problemas da sociedade com ideias criativas e originais



A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) está com inscrições abertas para a 1ª Maratona de Inovação JAI 2022, que será realizada no dia 08 de novembro durante a 37ª Jornada Acadêmica Integrada. O objetivo é estimular a criação de soluções por meio de raciocínio investigativo, criativo e colaborativo, através de atividades práticas e mentorias.

Podem se inscrever equipes de pelo menos três cursos diferentes da UFSM, cada uma formada por seis participantes. No total, serão 72 alunos incluídos, distribuídos em 12 grupos. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de novembro, neste link. As equipes serão selecionadas por ordem de inscrição, assim, as primeiras inscritas serão comunicadas por e-mail.

Os objetivos específicos da Maratona de Inovação são:

• Proporcionar a investigação de desafios reais da sociedade, com temas específicos e

definidos em cada edição do evento;

• Promover uma imersão em ambiente destinado à criação de soluções através de raciocínio investigativo, criativo e colaborativo;

• Instigar discussões sobre o impacto da solução no problema definido;

• Desenvolver as habilidades de empreendedorismo e inovação das equipes.

• Promover o desenvolvimento da inovação e suas implicações econômicas, a partir da

criação de um produto viável;

• Proporcionar momentos de aprendizado e experiência com mentorias e banca de avaliação.

Formato – A Maratona será em formato de ideathon, consistindo em atividades que envolvem concepção e prototipação para resolver um problema ou aperfeiçoar um processo com impacto positivo na sociedade. Nesse sistema, há diversas fases: a ideação, quando as ideais são desenvolvidas para resolver a problemática exposta; a prototipagem, para criar protótipos; e o pitch, ou seja, uma apresentação com tempo pré-determinado pela equipe organizadora.

A metodologia deve instigar os participantes à aprendizagem e utilização de novos métodos e ferramentas para geração e validação de ideias de negócio. Como estrutura, o ideathon vai conter professores e mentores que farão o acompanhamento das equipes, oficinas e entregas. Dentre os atores envolvidos no evento, além de discentes e docentes da UFSM, estão também empresários parceiros da universidade no desenvolvimento da inovação e empreendedorismo.

Avaliação e premiação – Os projetos serão analisados e julgados por uma banca avaliadora que inclui profissionais especialistas nas áreas dos desafios e/ou na área de negócios, os quais utilizarão os seguintes critérios de avaliação: inovação/criatividade, impacto/benefício, valor da solução para a sociedade, viabilidade e apresentação. A premiação será destinada para as melhores ideias julgadas pelos avaliadores.

Vale ressaltar que o objetivo da Maratona de Inovação JAI não é encontrar vencedores, mas estimular a inovação na prática, proporcionar a integração entre alunos de áreas distintas, unir pessoas e desenvolver soluções de impacto para a sociedade. O principal resultado da maratona é a experiência adquirida por meio do aprendizado e da conexão.

O evento, promovido também pela Inovatec (Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia) e pela Pulsar Incubadora Tecnológica, foi programado para ocorrer, de forma integrada, no Coworking da incubadora. Mais informações podem ser encontradas no edital.

Texto: Gabrielle Pillon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4516

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes