Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Instituto Hercílio Randon realiza visita à UFSM para conhecer ambientes de inovação da universidade

Ontem, dia 24 de outubro, representantes do Instituto Hercílio Randon (IHR) cumpriram uma agenda de compromissos na UFSM. O gabinete do reitor foi o primeiro programa dos enviados do grupo, que logo após, se encaminharam para o espaço Coworking da Incubadora Pulsar, vinculada ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (InovaTec). A visita do grupo IHR aconteceu graças ao projeto que o Grupo de Estudo em Materiais Sustentáveis (GEMASC) desenvolve junto ao instituto, aplicado ao Programa Rota 2030 e financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos S.A (FINEP). Isso trouxe a atenção do IHR à UFSM para a construção de uma rede de convênios de cooperações guarda-chuva adjunta ao Centro de Tecnologia (CT).

No Coworking foi realizado uma série de apresentações, a começar pelo Diretor da Agência de Inovação e Tecnologia (AGITTEC) da UFSM, o professor Daniel Bernardon. O responsável pela Agittec exibiu as atividades realizadas na agência e cada coordenadoria presente em sua estrutura.

Em seguida, o diretor do Instituto Hercílio Randon, Joel Boaretto, apresentou as práticas e serviços do instituto e do Grupo Randon. O Instituto Hercílio Randon (IHR), a primeira instituição brasileira de ciência e tecnologia voltada ao setor automotivo, foi criado para reinventar a indústria e construir um futuro onde todos possam mover-se com liberdade, segurança e qualidade de vida. Com a missão de potencializar, acelerar e compartilhar inovação, o IHR atua por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias com foco em três verticais de conhecimento, sendo elas: eletrônica embarcada, materiais inteligentes e mobilidade.

Além disso, a reunião teve presença de representantes do Grupo de Pesquisa em Motores, Combustíveis e Emissões (GPMOT), Grupo de Tecnologia e Mecânica dos Materiais (GMAT e do Instituto de Redes Inteligentes (INRI), que também apresentaram seus projetos de pesquisa nas suas respectivas áreas de atuação. Para o diretor da Agittec, o maior benefício para a parceria que está sendo realizada entre a universidade e o Instituto Hercílio Randon são as pesquisas e expertises de ponta que o grupo IHR poderá fomentar em diversas  áreas da universidade. “Teremos vários frutos dessa cooperação, a partir de projetos de pesquisa e desenvolvimento, além da interação do instituto com o nosso ecossistema de inovação”, completa Bernardon.

Texto por Luka de Andrade Santos – Bolsista de Comunicação da Agittec