Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Maratona de Inovação 2022 marca evento repleto de multidisciplinaridade, inovação e integração entre os participantes



Aconteceu na terça-feira (08/11) a Maratona de Inovação 2022 realizada pela Agência de Inovação e Tecnologia (Agittec) no Espaço Coworking da Pulsar e foi  idealizada pela Coordenadoria de Empreendedorismo da agência. O evento ocorreu no calendário da Jornada Acadêmica Integrada (JAI)  realizada todos os anos pela universidade. Este ano, a JAI foi marcada pela volta das apresentações e palestras presenciais, pós-pandemia de Covid-19 e permitiu uma maior integração entre os participantes da Maratona de Inovação. 

 

A Maratona contou com a participação de mais de 30 alunos, de diferentes cursos de graduação, pós-graduação, mestrando e doutorandos. Eles foram divididos em grupos e puderam compartilhar entre si suas diferentes realidades, pensamentos e conhecimentos. Isso tornou a Maratona de Inovação 2022 um ambiente multidisciplinar e integrador, onde foi possível não só aprender conhecimentos técnicos, mas lidar com as adversidades e diferenças entre cada pessoa. Desse modo, foi priorizada a questão da multidisciplinaridade, em que pelo menos  três pessoas de três cursos distintos deveriam compor o grupo.

O foco dos desafios foi conectar pessoas e ideias através da resolução de problemas da própria UFSM, como melhorar o índice de conclusão de curso, como estabelecer uma maior conexão dos egressos com a universidade e de que forma pode-se melhorar o desempenho dos alunos no ENADE. Além disso, o evento permitiu aos alunos uma imersão em um ambiente integrado para solucionar as problemáticas propostas pela organização; o desenvolvimento da capacidade empreendedora dos participantes e também momentos de aprendizado com mentorias e banca de avaliação. 

 

O objetivo principal dos grupos participantes era solucionar os problemas nos quais foram designados e apresentar uma solução para a banca de avaliadores ao final do evento. O prêmio para a melhor resolução da problemática foi um curso oferecido pelo SEBRAE RS chamado Oficina Criatividade. Essa oficina oferece o aprendizado para se tornar um empreendedor criativo e pensar fora da caixa usando ferramentas simples e efetivas para resolver problemas e fazer a diferença no mundo dos negócios. Segundo a Coordenadora de Empreendedorismo da Agittec, Carmen Brum Rosa, a maratona foi um momento em que foi possível integrar diferentes discursos, professores, a própria Agittec, pró-reitorias e principalmente outros campi em um evento imersivo e desafiador para os participantes. 

A banca era composta pelo professor Rafael Lazzari (Pró-Reitor de Planejamento da UFSM); o professor Maicon Elias Kroth (Coordenador do curso de Jornalismo da UFSM); e Sarah Bonfanti (Analista de Inovação do Sebrae). Para o prof. Maicon, os grupos demonstraram ótimas soluções aos problemas propostos e os pitchs estavam planejados corretamente, de forma organizada. “Em alguns, sugeri certo cuidado com o uso de determinadas expressões, com o objetivo de deixar a ideia mais clara”, completa o Coordenador do curso de Jornalismo.

 

O evento teve duração de aproximadamente 13 horas. Os participantes tiveram um cronograma de atividades com diversas oficinas, como de problema/solução, modelo de negócio, Produto Mínimo Viável (MVP) e Pitch. De acordo com Andressa Martins, aluna de Agronomia da UFSM campus Frederico Westphalen e participante do grupo vencedor da maratona, em que todos os integrantes também eram de Frederico, as oficinas realizadas foram importantes, principalmente sobre o mercado consumidor e inovações, que são áreas ligadas ao seu curso. Ela ainda diz que foi interessante entender como é projetado um novo modelo de negócios e como devem ser apresentadas as propostas em forma de pitch. 

 

A maratona em si já foi um desafio, pelo tempo de duração e principalmente para nossa equipe, que teve o deslocamento até Santa Maria. Ter vencido a maratona nos trouxe um sentimento de alegria, por trabalhar com pessoas novas em uma metodologia desconhecida e também pelo tema do desafio ter sido uma surpresa, completa Andressa.

Texto por Luka de Andrade – Bolsista de Comunicação da Agittec

Revisado por Débora Tamiosso – Chefe de Comunicação da Agittec

Imagens: reprodução

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4594

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes