Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Agittec recebe representantes da FUNED e Unimontes (MG) para troca de experiências

Durante os dias 17 e 18 de novembro estiveram na AGITTEC o Coordenador do Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Bruno Coelho Resende de Castro e a docente responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Talita Soares Moran. O objetivo da visita foi conhecer as atividades realizadas pela AGITTEC (enquanto órgão responsável pelas demandas de inovação na UFSM), bem como trocar experiências sobre as melhores práticas adotadas pelas instituições na condução dos processos relacionados à propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Na manhã do primeiro dia (17 de novembro), os visitantes conheceram a estrutura da Agência de Inovação, do Parque Tecnológico e da Incubadora Pulsar, bem como ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Empreendedorismo da AGITTEC. Ainda durante a manhã, visitantes e equipe da Agência tiveram a oportunidade de participar de uma palestra proferida pelo Infectologista Dr. Alexandre Schwarzbold, que relatou sua experiência na condução das pesquisas no Brasil que culminaram com a aprovação da vacina da Oxford, contra a Covid-19. No período da tarde as atividades se concentraram no Núcleo de Apoio a Projetos, que apresentaram uma visão geral das atribuições do grupo, principais resoluções e fluxo dos processos no âmbito da AGITTEC, entre outros. A agenda do dia foi finalizada com uma visita ao Setor de Virologia da Instituição, coordenado pelos professores Eduardo Flores e Rudi Weiblen.

No dia 18 (sexta-feira) pela manhã, os visitantes se reuniram com o Núcleo de Prospecção e Valoração, onde puderam conhecer as ferramentas de controle e documentos utilizados pela equipe. Também foram discutidas questões como prospecção de oportunidades de negócios, interações com laboratórios e pesquisadores, estratégias para tecnologias da Instituição, valoração de ativos e licenciamentos. Por fim, no período da tarde, a agenda ocorreu com o Núcleo de Propriedade Intelectual, que apresentou aos visitantes suas principais demandas, como o fluxo do processo de proteção das tecnologias da UFSM, ferramentas de controle e portfólio de tecnologias da Universidade.

Para Daniel Arenhardt, chefe do Núcleo de Prospecção e Valoração da AGITTEC, o interesse de outros Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) em conhecer o trabalho que vem sendo realizado por nossa Agência revela a qualidade e o protagonismo da UFSM nas demandas relacionadas à inovação, à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia – o que é motivo de orgulho para toda equipe. Entre as deliberações da visita, está previsto, para as próximas semanas, a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a UFSM e Fundação Ezequiel Dias, que oportuniza a continuidade da troca de experiência entre as instituições e o planejamento de ações conjuntas visando o fortalecimento do ecossistema de inovação.