Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Programa Sinergia encerra mais um semestre de oportunidades de interação entre alunos e startups

https://weecaps.com.br/O Programa Sinergia é uma iniciativa desenvolvida para ajudar os empreendimentos que estão na Pulsar Incubadora Tecnológica  da UFSM por meio da troca dos conhecimentos dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. A ação, que teve seu último encontro deste semestre no dia 10 de janeiro, busca suprir as demandas das startups através de projetos desenvolvidos pelos próprios alunos dentro da disciplina cursada. Essas soluções propostas pelos estudantes podem estar relacionadas a questões tecnológicas, de marketing, desenvolvimento de produtos ou contabilidade, ou à própria gestão e estratégia dos negócios.

A ação é promovida pela Coordenadoria de Empreendedorismo da Agittec, em parceria com a Pulsar. Foram três disciplinas que participaram do programa no segundo semestre de 2022: Marketing, da profº Marta Rovedder de Oliveira, que trabalhou com as empresas Zeit, Spray Solutions e Solwatech; a Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), ministrada pela profª Carmen Rosa, cooperando com as empresas Defii e Kreska; a disciplina Projetos e Relatórios Técnicos que atuou com a incubada CropsTeam e foi lecionada pela profª Lisiany Medeiros; e o curso de  Competitividade & Estratégia do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA), ministrada pelas professor Roberto Bichueti e Marta Rovedder com a startup WeeCaps. Essa colaboração entre empresa/estudante dá a oportunidade aos alunos de colocarem em prática as teorias que aprendem durante o semestre, sobre marca, branding, vendas, entre outros assuntos.

As atividades com as empresas ocorreram no espaço de coworking da Pulsar, onde os sócios apresentaram suas empresas e as dificuldades que possuem. Alinhadas com a especialidade de cada disciplina, a turma é dividida para atender a necessidade de cada startup e no decorrer do semestre trabalham numa proposta de solução para os problemas da incubadas.

Para Amanda Martins, aluna de Relações Internacionais que cursou a disciplina de Marketing – participante do Programa Sinergia com a professora Marta Rovedder – como Disciplina Complementar de Graduação, participar do programa Sinergia foi uma experiência enriquecedora. “Temos contato com os empresários, podemos aprender sobre plano de negócios e startups, entender os desafios e o dia a dia da empresa, entre vários conhecimentos além do marketing”, completa a estudante. Ela ainda fala sobre o desafio de solucionar um  problema real da empresa e que dessa forma, a estratégia sugerida tem que ter um bom embasamento e coerência para que seja útil. “Conseguimos ter uma ‘prévia’ do mercado de trabalho, o que contribui muito para a trajetória profissional de nós, alunos”, conclui Amanda.

Além dos alunos, quem colhe frutos com o Programa são as empresas convidadas. Segundo a Head de Comunicação da Zeit, Paola Jung, a ação foi positiva para a startup, visto que trouxe insights sobre pontos chave a serem melhorados no marketing da empresa. “Os alunos, em poucos encontros, foram capazes de perceber pontos fortes, oportunidades, problemas e sugerir soluções que não são facilmente percebidas por quem está imerso no cotidiano da startup”, complementa Paola. Ela diz que entende o Sinergia como um programa que proporciona a oportunidade para os alunos realizarem suas próprias pesquisas  e aprimorarem os seus conhecimentos do mercado de trabalho.

De acordo com a professora Carmen, o processo de desenvolvimento de soluções para as empresas foi satisfatório para ambas as partes. “A turma conseguiu aplicar o que tinham aprendido na base teórica para a área prática, então foi bem interessante”, diz a docente.

A pioneira desta visão empreendedora e inovadora dentro da sala de aula foi a professora Marta Rovedder e diz que a ideia surgiu antes da criação da Agittec, por meio de trocas com o professor Diego Marconato em um evento do Sebrae e da Fundação da Indústria e do Comércio do RS. “Conversamos sobre a ideia de trazer inovação não apenas às empresas, mas também levar esse perfil empreendedor para dentro da educação e da sala de aula”. A primeira interface, segundo Marta, foi no segundo semestre de 2016, “antes de existir oficialmente o Projeto Sinergia, já eram desenvolvidas ações que viriam a se tornar o que é hoje”, com atividades desenvolvidas na disciplina disciplina de Marketing B, dos Cursos de Administração da UFSM; e na Competitividade & Estratégia, do Programa de Pós-Gradução em Administração, em que a Profa. Marta trabalha em parceria com o Prof. Dr. Roberto Bichueti.

Desde 2019 a Coordenadoria de Empreendedorismo, através do Programa Sinergia impacta alunos da UFSM e empresas incubadas da Pulsar. A ação, que busca formar uma conexão entre estudantes e o mercado profissional, já ajudou mais de 20 startups ao longo dos anos e contribuiu na formação de cada aluno que participou do programa.