Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM e Instituto Hercílio Randon fecham acordo para Cooperação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

A UFSM e o Instituto Hercílio Randon (IHR) fecham acordo para Cooperação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Desde o ano passado, as duas instituições vem estreitando laços em termos de desenvolvimento e execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão para impulsionar a cadeia produtiva do setor industrial. A cooperação conjunta entre IHR e UFSM busca contribuir significativamente com o avanço científico e tecnológico, além de estimular novos mercados, produtos, processos, aplicações e desenvolvimentos.

A primeira interação entre UFSM e o IHR aconteceu ano passado em um projeto que o Grupo de Estudo em Materiais Sustentáveis de Construção (GEMASC) desenvolveu junto ao instituto, aplicado ao Programa Rota 2030 e coordenado pelo professor Erich Rodriguez. Esse acordo de 2022 serviu para a criação de um Centro de Inovação voltado à área cimentícia que propõe um núcleo de pesquisa colaborativa entre diferentes grupos de pesquisa do estado, como a Fras-le SA, o Instituto Hercílio Randon (IHR) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Agora, em uma extensão da parceria entre a UFSM e o IHR, o projeto de cooperação assinado vai servir para privilegiar não apenas a transferência de tecnologia para a Sociedade e Indústria, mas também a formação de recursos humanos altamente qualificados.

O Instituto Hercílio Randon é a primeira instituição brasileira de ciência e tecnologia voltada ao setor automotivo. Foi criado para reinventar a indústria e construir um futuro onde todos possam se mover com liberdade, segurança e qualidade de vida. Com a missão de potencializar, acelerar e compartilhar inovação, o IHR atua por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias com foco em três verticais de conhecimento, sendo elas: eletrônica embarcada, materiais inteligentes e mobilidade.

O professor Erich Rodriguez, um dos responsáveis por trazer a aproximação entre as duas instituições, conta que a criação desse termo de cooperação foi uma alternativa para avançar em questões jurídicas e burocráticas. Dessa maneira, quando outros projetos acontecerem em parceria com o Instituto Hercílio Randon, os processos de tramitação poderão acontecer de maneira mais rápida e efetiva. “Além disso, o instituto serve como uma ponte com todo o Grupo Randon. É quem está em conexão com a direção do grupo e sabe qual o caminho estratégico a se seguir”, completa Erich.

Em 2022, representantes do instituto realizaram uma visita à UFSM para conhecer os laboratórios da universidade e outros espaços de inovação, como a Agittec (hoje Proinova). Essa visita serviu para fortalecer laços entre as duas instituições, além de possibilitar um contato prévio com os laboratórios para futuros projetos ao longo de 2023. O professor Erich conta que com esse projeto guarda-chuva, a UFSM e o IHR foram capazes de avançar em diversas questões jurídicas para que no momento que fechar algum projeto, trinta ou quarenta por cento da burocracia já estar realizada para começar projetos de forma mais rápida.

O acordo fechado com o IHR vai servir para suprir as necessidades da instituição. Nesse sentido, a UFSM exerce sua parte de conhecimento em diferentes áreas para desenvolver novas tecnologias. Para o professor Erich, além da bonificação financeira, a universidade consegue financiar pesquisas e formar alunos a nível de formação de graduação e pós-graduação. “É um intercâmbio de conhecimento. É tudo que podemos contribuir para a sociedade, assim nós crescemos melhorando nossa infraestrutura e ao todo podemos contribuir algo positivo para a comunidade também”, termina o professor. Ele ainda diz que em 2023 poderemos ver mais projetos aprovados com o IHR.