Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM e Softex fecham acordo para formação de alunos em Cloud Services



A UFSM e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) fecham acordo de parceria para capacitação e formação de recursos humanos em Cloud Services. O projeto tem o intuito de contribuir com o seu desenvolvimento no setor de Tecnologia da Informação na região em que o projeto for desenvolvido no Brasil e, com a ampliação, consequentemente, da inovação nesta área.



O coordenador do projeto é o professor Leandro Michels, do Departamento de Processamento de Energia Elétrica (DPEE) e também conta com o apoio do Instituto de Redes Inteligentes (INRI). A iniciativa conta com um aporte financeiro de R$ 373.413,33. Esse recurso também poderá ser utilizado pela UFSM, uma vez que poderá ser utilizado no auxílio na melhoria da infraestrutura, como equipar laboratórios com tecnologias mais recentes.



O projeto busca fomentar e desenvolver a tecnologia de Cloud Services em sua região de desenvolvimento e no país, através de capacitação nas tecnologias pertinentes. Além disso, a iniciativa propõe a formação de 200 alunos do ensino superior nas áreas relacionadas a Cloud Services, prepará-los para projetos futuros na área para suas inserções no mercado e capacitar esses estudantes para a identificação das demandas presentes na sociedade. 



Esse projeto é um recurso de um programa de capacitação chamado Processo Produtivo Básico (PPB). Tal recurso é proveniente da Lei n.º 8.387, que incluiu a obrigatoriedade de aplicação de 5% do faturamento bruto obtido da venda dos bens incentivados – das indústrias de bens de informática, telecomunicações e automação -, após dedução de impostos, em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P & D). Assim, a aplicação de recursos financeiros em P & D passaram a ser estabelecidos como contrapartidas aos benefícios fiscais da Lei de Informática. Quem gerencia esse programa é a Softex, uma empresa pública sem fins lucrativos que atualmente beneficia a aceleração de mais de 5 mil startups e cerca de 6 mil empresas. 



A iniciativa então terá foco na execução de atividades de formação de recursos humanos com foco em tecnologias de ponta de Cloud Services e será aberto à comunidade acadêmica e, portanto, poderá abranger alunos de nível superior de outras instituições de ensino da região  com o objetivo de formar futuros profissionais com certificação profissional. “Nós temos um contingente de alunos significativo na área de TI na UFSM, não necessariamente apenas dentro do Centro de Tecnologia interessados nessa área de Cloud Services”, comenta o coordenador do projeto, o professor Leandro Michels.  Desse modo, ele diz que tentou aplicar uma proposta para que seja possível trazer para os alunos da UFSM esse curso que possibilita uma competência profissional e que tem valor de mercado importante. O professor Michels conta que o interesse no curso veio também através de conversas com outros docentes da UFSM. 



O programa também conta com a parceria com a Huawei, empresa que no final de 2022 fechou um termo de cooperação com a UFSM para ajudar no desenvolvimento de projetos. A Huawei fornecerá a plataforma (Huawei Academy) que será utilizada para o curso em Cloud Service. As aulas serão de forma online e gerará certificado para os participantes.  Michels informa que a previsão do lançamento do edital para as inscrições será realizado junto ao começo do primeiro semestre letivo de 2023. 



O projeto busca suprir uma lacuna profissional na região que pode melhorar o cenário tecnológico e fomentar o mercado de trabalho. “Várias empresas dentro da UFSM tem demandas por profissionais de TI. […] Muitas vezes, as startups contratam profissionais remotos por falta de mão de obra qualificada dentro da universidade’’, completa Michels.

 

 

Texto escrito por Luka de Andrade – Bolsista de Comunicação da Proinova

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4755

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes