Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM Inova: imersão promove integração de gestores da UFSM na busca de soluções administrativas

Na última sexta-feira, 17 de março, aconteceu o UFSM Inova, uma imersão de gestores para cocriação de soluções. O evento teve como objetivo estimular o crescimento de aptidões e capacidades que realcem a relevância individual no processo de encontrar soluções inovadoras, investigativas, empáticas e colaborativas para problemas institucionais.

A reunião teve como propósito aprimorar as habilidades e competências dos gestores de diferentes áreas, com o objetivo de enfatizar a relevância de cada um no processo de solucionar problemas institucionais de maneira inovadora, aumentando a eficiência, eficácia e transformação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para atingir esse objetivo, a organização garantiu que a capacitação pudesse ser replicada no ambiente de trabalho com suas equipes; a reunião proporcionasse, na prática, a imersão no processo de despertamento à criação de novas ideias e instigasse a utilização de novos métodos e ferramentas para serem aplicados ao dia a dia.

O Reitor da UFSM, Luciano Schuch, esteve presente no evento e contou que a integração entre os setores foi bem aproveitada e que surgiram soluções administrativas possíveis de se implementar. “Foi um momento de integração e de trabalho conjunto, de realmente pensar como fazer mais com o que a gente tem”, completa o reitor.  Para ele, o grande objetivo da reunião foi debater como inovar no serviço público.

A Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) foram as responsáveis por organizar o evento, que aconteceu no espaço Recanto do Maestro. A Coordenadora da Coordenadoria de Empreendedorismo da Proinova, Carmen Brum Rosa, diz que o evento proporcionou muito mais do que o conhecer e aplicar metodologias, mas sim o entendimento para chegar a soluções de problemas através de diferentes percepções. “Como Coordenadora de Educação Empreendedora, nosso papel não é só proporcionar uma formação empreendedora para os nossos alunos, mas sim pensar em levar isso para todos os âmbitos”. Ela ainda comenta que existem metodologias e problemas que precisam ser resolvidos juntos e proporcionam integração e conhecer outras soluções para problemas dos mais diversos setores.