Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa de Política de Inovação: Reunião do Conselho Superior da PROINOVA aprova primeiro conjunto de projetos estratégicos

O encontro aconteceu no dia 06 de abril e elegeu 19 projetos para receberem os recursos.



No dia 06 de abril, aconteceu a reunião do Conselho Superior da Proinova para apreciação de projetos estratégicos para aplicação de fundos oriundos da Política de Inovação. A reunião elegeu 19 projetos para receberem os recursos.

A verba disponível é na ordem de R$ 3 milhões e foi distribuído cerca de R$ 1,5 milhão nos projetos aprovados. O recebimento dos valores das taxas das UFSM nos projetos e aplicação pela política de inovação é previsto na Lei de Inovação e foram priorizadas as áreas de: Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Internacionalização, Parque Tecnológico, Unidades de Ensino (proporcional à captação), além da Gestão e Fomento do Programa.

Os projetos possuem características como institucionalidade, abrangência, universalidade, aplicação finalística, fomento de áreas mais restritas para captações externas.

Projetos aprovados

A maioria dos projetos serão executados por meio por meio de editais, iniciativas que trarão uma série de oportunidades para os docentes, técnicos administrativos e discentes, bem como parceiros externos. Abaixo a relação de projetos aprovados:

Sobre a Política de Inovação

A Política de Inovação da UFSM foi aprovada em 2021, por meio da Resolução 044/2021 e dispõe sobre a organização e gestão dos processos que orientam a transferência de tecnologia, o empreendedorismo e a gestão da propriedade intelectual no âmbito da Instituição e de suas relações com empresas públicas e privadas.

O recurso da Política de Inovação é regido pelo art. 18 da Lei de Inovação, que menciona que os recursos devem ser aplicados exclusivamente para pesquisa, desenvolvimento e inovação. O foco é incentivar a inovação, o empreendedorismo e a pesquisa científica e tecnológica em interação com a sociedade, visando contribuir para o desenvolvimento do sistema produtivo.

Escrito por: Debora Seminoti Tamiosso e Débora Hundertmarck – Comunicação Proinova

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-5034

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes