Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeira maratona de ideias da Proinova foi com alunos do CCR

O grupo vencedor representará o centro em desafio final de empreendedorismo na UFSM



Na quarta-feira (19), a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) promoveu a primeira maratona do Ideathon, destinada aos alunos do Centro de Ciências Rurais (CCR). No evento, acadêmicos do centro trouxeram problemas encontrados no seu campo de estudo, a fim de propor soluções viáveis ao público-alvo. Cada grupo possuía uma ideia a trabalhar e, ao fim do dia, uma saiu vencedora e representará as rurais na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, na qual participará do desafio final com as ideias vencedoras dos demais centros. A próxima maratona, inclusive, será para os alunos do Colégio Politécnico, em 4 de maio. O Ideathon é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação da UFSM e recebeu apoio da Pulsar Incubadora, vinculada ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (Inovatec), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento abrange uma série de maratonas de ideias pelos centros da UFSM, para que os estudantes trabalhem em grupos, pensando em soluções para desafios e problemas propostos por eles próprios. Através de mentoria, os grupos desenvolvem seus projetos e seguem a metodologia de Ideathon, termo que designa essas maratonas de ideias. Assim, vivência de práticas empreendedoras são oportunizadas e valorizadas durante a formação acadêmica.

 

Pensar e agir empreendedores – A maratona, que teve início às 13h e fim às 20h, teve em seu ato de abertura a presença de Carmen Brum Rosa, coordenadora de Educação Empreendedora da Proinova e docente do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSM. Em sua manifestação, elogiou a coragem dos alunos em participar de um evento inédito e, portanto, desafiador. Além disso, a coordenadora enalteceu o coworking da Pulsar Incubadora, por ser um ambiente de inovação e propício ao trabalho colaborativo. Acolher empresas, desenvolver atividades de liderança e aplicáveis fora da universidade são outras características da incubadora ressaltadas por Carmen.

Com isso, iniciaram-se os trabalhos, conduzidos pelo administrador Maurício Medina, que também integra a Coordenadoria de Educação Empreendedora. Na apresentação, o servidor conta que a ideia para o Ideathon surgiu ao se observar a crescente quantidade de concursos de empreendedorismo em áreas específicas, em que muitas soluções nasciam. Já a razão para a primeira maratona ser realizada no CCR, Maurício explica que é devido ao fato de que cerca de 80% das startups da UFSM vêm desse centro.

Em tempo, Maurício revela que o grupo da ideia vencedora, e que representará o CCR na JAI, receberá uma mentoria do Sebrae, através do programa Start, para aprimorar-se e até poder concorrer a uma pré-incubação.

 

Mãos à obra – Após a apresentação, o administrador explicou as etapas da maratona. A começar pelo problema, quando os alunos devem ter um olhar crítico para as lacunas de suas áreas e analisar o que precisa de atenção. “As grandes ideias surgem nos grandes problemas”, afirma. Além disso, Maurício aconselha os estudantes a entregarem valor ao público, pois “se a solução não entrega valor, o cliente não paga”, diz.

Depois da mensagem, os alunos, de forma individual, apresentaram seus problemas e soluções envolvendo a área das rurais. Em seguida, cada aluno votou na ideia que considerava a melhor e em que gostaria de trabalhar. Com o resultado, grupos se formaram em torno das ideias mais votadas. Questões como controle de qualidade dos produtos, coleta de dados em campo, alimentação de pacientes oncológicos, agrotóxicos, produção de ovinos de corte, sustentabilidade e incentivo ao consumo de frutas foram trazidas à tona pelos participantes.


No decorrer da atividade, Maurício pediu aos grupos que pesquisassem e elaborassem seus problemas, definissem o que eles são e o que não, e quais serviços ou produtos podem ser oferecidos. Os alunos puderam também elaborar a identidade de sua solução e preencher a planilha de canvas, com orientação da Liga I9 de Empreendedorismo, para montar um pitch, isto é, uma apresentação final para uma banca avaliadora, à qual cabe a escolha da ideia campeã.

 

Fomento à cultura empreendedora – Para Maurício, o Ideathon se torna importante por proporcionar a investigação de desafios reais da sociedade e da área de estudo do participante, bem como por promover uma imersão em um ambiente destinado à criação de soluções através de raciocínio investigativo, criativo e colaborativo. “Instiga discussões sobre o impacto da solução no problema definido e desenvolve as habilidades de empreendedorismo e inovação nas equipes”, ressalta.

Dessa maneira, Maurício espera que a maratona não só consiga disseminar a cultura empreendedora, mas também ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula, com ações voltadas ao estímulo e fornecimento de ferramentas adequadas ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores. “O Ideathon é mais uma ação de sensibilização dos alunos sobre inovação e empreendedorismo”, entende.

A ideia vencedora – As acadêmicas de Tecnologia em Alimentos Luísa Cecchin, Alana Zanon e Karem Rodrigues foram as campeãs da maratona, com sua ideia de produzir um suplemento nutricional e realçador de sabor para pessoas em tratamento oncológico. Para Karem, o evento foi um momento excepcional, onde ela pôde se conectar com diferentes pessoas e ideias, compartilhando um mesmo objetivo: dar vida a suas ideias. “Este encontro nos induziu a pensar fora da caixa, mas de forma organizada. Expor nossas ideias e ter apoio da Incubadora Pulsar, Liga I9 e da Proinova nos fez perder o medo de criar e buscar a melhoria de ideias que tivemos naquele momento de problemas reais, no qual ao mesmo tempo encontramos uma solução viável e possível de acontecer. Foi uma experiência para a vida”, conta a vencedora.

Texto: Gabrielle Pillon, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Fonte: Portal UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-5037

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes