Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM realiza projeto que irá desenvolver tecnologias para melhorar o desempenho de Drivers de LEDs

UFSM assina acordo de parceria  com a empresa Zagonel S.A. para realização do projeto “Tecnologias inovadoras para densidade energética em Drivers de LEDs”. O projeto teve um aporte financeiro de mais de R$ 1,6 milhão e tem como seu coordenador técnico o professor Marco Dalla Costa.

De acordo com Costa, a criação do projeto foi motivada pela dificuldade da empresa Zagonel S.A. em competir comercialmente com produtos de iluminação importados, apesar de seu vasto portfólio. Com isso, segundo o coordenador, “a empresa buscou a UFSM para agregar o conhecimento técnico gerado na universidade a seus produtos, de modo a reduzir custos de fabricação e melhorar o seu desempenho, tornando-os mais competitivos no mercado”.

Dentre os objetivos do projeto, o principal, de acordo com Costa, é desenvolver tecnologias inovadoras que melhorem o desempenho e a eficiência de drivers de LEDs, que, posteriormente, serão repassadas para a empresa Zagonel. Segundo ele, “Estas tecnologias irão habilitar a criação de valor em drivers de LEDs que permitem mais fácil instalação e montagem, ao mesmo tempo em que estarão dentro dos padrões nacionais e internacionais de iluminação”.

Sobre os benefícios adquiridos com a parceria entre a Universidade e a empresa, Marco Dalla Costa afirma que: “Essa parceria resulta em benefícios para todas as partes. Para a empresa Zagonel S.A., haverá a transferência de tecnologia gerada dentro do ambiente acadêmico, resultando em novos produtos que a empresa irá comercializar, aumentando empregos e recolhimento de impostos no Brasil. Para a UFSM, o projeto irá viabilizar a aquisição de material de consumo e o financiamento de bolsas de doutorado, mestrado e para alunos de graduação. Além disso, os alunos atuantes no projeto com a empresa terão ótimas oportunidades de trabalho após o egresso”.

Sobre a empresa:

A Zagonel S.A. atua na área de aquecimento de água (duchas e torneiras elétricas) e na área de iluminação LED.

Sua sede está localizada na região oeste do estado de Santa Catarina e possui capital 100% nacional.

Para mais informações, acesse o link: http://www.zagonel.com.br/inicio/

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova