Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM tem o único laboratório do Brasil para estudo de Arcos Elétricos controlando as condições ambientais

UFSM e CPFL Energia fecham parceria que proporciona a realização de projetos conjuntos de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando a troca de experiências e o intercâmbio técnico, científico e cultural entre a Universidade e a empresa. O termo de cooperação atende o projeto “Ensaios de arco elétrico para determinação de energia incidente no contexto do sistema elétrico de potência brasileiro” coordenado por Vitor Cristiano Bender, professor do Departamento de Eletrônica e Computação da UFSM.

O projeto visa realizar testes no Laboratório de Arcos Elétricos do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) localizado no Centro de Tecnologia (CT) da UFSM. Seu principal objetivo, de acordo com o professor, é “entender os arcos elétricos, quando e porque eles acontecem e, assim, saber o que pode ser feito para extingui-lo ou diminuir seu tempo de duração, além de entender como se proteger caso ele ocorra”.

O projeto está em desenvolvimento há dois anos, nos quais foi estudado o comportamento do Arco na variação de corrente elétrica. Segundo Bender, “Um dos avanços que nós tivemos no projeto foi o uso de câmera térmica para medição do arco elétrico. Além disso, o projeto trouxe como ganho o estudo do Arco sobre diferentes condições ambientais. Com isso, nós mapeamos as diferentes possibilidades dentro do contexto do sistema elétrico brasileiro”.

Sobre a parceria entre a UFSM e a CPFL Energia, o coordenador do projeto afirma que, além do objetivo principal, que é compartilhar conhecimento técnico científico, o projeto também gera oportunidade de aprendizado e formação para alunos de mestrado ou doutorado e para alunos de iniciação científica. Além disso, segundo Bender, outra vantagem dessa parceria foi o investimento de mais de R$1 milhão de reais, por parte da empresa, para a construção de um laboratório. Ele diz que “hoje a UFSM tem o único laboratório do Brasil com a capacidade de gerar Arcos Elétricos, visando seu estudo com controle das condições ambientais”. Por fim, o professor afirma que “A pesquisa proporciona para a Universidade, além do conhecimento e reconhecimento, a possibilidade de participar de pesquisas em temas relevantes que permitem contribuir para a segurança da sociedade e do sistema elétrico brasileiro”.

Sobre a CPFL Energia:

A empresa está sediada na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo. Atualmente, atua em todos os setores do segmento de energia elétrica com geração, transmissão, distribuição, comercialização e prestação de serviços.

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova