UFSM fecha acordo de parceria com Instituto Hercílio Randon (IHR), para a realização do projeto “MCveh – Desenvolvimento de ME e CE para aplicação em veículos elétricos e híbridos, promovendo soluções tecnológicas em propulsão alternativa à combustão”. A parceria é vinculada ao programa “Rota 2030 – Fundep”.
O IHR é a primeira instituição brasileira de ciência e tecnologia voltada ao setor automotivo. Ele atua por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias com foco em eletrônica embarcada, materiais inteligentes e mobilidade.
O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema que irá reaproveitar a energia de frenagem para um veículo pesado híbrido. Seu principal objetivo é buscar um sistema mais eficiente para veículos pesados e, consequentemente, economizar combustível.
Um dos pesquisadores envolvidos no projeto, professor Rodrigo Padilha Vieira, afirma: “a realização da pesquisa é importante na busca de soluções que impactem na redução de emissão de gases poluentes. Além disso, contribui para que os alunos tenham capacidade para desenvolver novas tecnologias nacionais associadas a veículos elétricos ou híbridos”. Vieira ainda acrescenta que a parceria com o Instituto Hercílio Randon contribui para o financiamento de bolsas e materiais de pesquisa.
Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova