Coordenado pela equipe de Educação Empreendedora da Proinova, o Programa Sinergia envolve os alunos no desenvolvimento de soluções teóricas e práticas para atender às demandas das empresas participantes no semestre vigente. O objetivo do Programa é estimular o espírito empreendedor na comunidade acadêmica, estabelecendo conexões entre empresas residentes na Incubadora Pulsar e alunos de graduação e pós-graduação.
No segundo semestre de 2023, as participantes do Programa Sinergia foram as alunas Bruna Farencena Dotto e Melissa Pedroso Schoffen, da disciplina de fabricação digital, do curso de desenho industrial, sob orientação do professor Felipe Palombini. No decorrer do semestre, elas tiveram que desenvolver uma solução para o problema apresentado pela empresa Spray Solutions. De acordo com o CEO da empresa, Altair Felipe Peiter, houve um encontro inicial com as alunas, onde foi relatado o problema que elas deveriam estudar. Posteriormente, os encontros foram mantidos de forma on-line entre o CEO e o professor orientador e, ao final do semestre, foi apresentada a solução prévia, desenvolvida pelas estudantes.
O professor orientador, Felipe Palombini, afirmou que a participação das alunas no Programa Sinergia foi importante para exercitar a capacidade técnico-criativa dos alunos no processo de desenvolvimento e execução de projetos. Ele ainda acrescentou: “as alunas tiveram a possibilidade de trabalhar em uma demanda baseada em uma necessidade legítima de um determinado público ou cliente, no caso a Spray Solutions”. Além disso, segundo Palombini, as estudantes tiveram a possibilidade de trabalhar em um projeto que pode ser voltado à comercialização, permitindo sua proteção de propriedade intelectual junto à Proinova, um reconhecimento de grande importância para a formação de estudantes na área de Design / Desenho Industrial.
Durante as atividades desenvolvidas no Programa, as estudantes utilizaram ferramentas de desenvolvimento de projetos, como modelagem paramétrica e tecnologias de fabricação, como impressão 3D. Segundo o professor, “o programa possibilitou que as alunas fizessem uso dessas ferramentas de maneira intensiva e disciplinada, por se tratar de uma demanda com necessidades específicas e prazos a serem seguidos”. No fim do Programa, as alunas Bruna Farencena Dotto e Melissa Pedroso Schoffen apresentaram à Spray Solutions um protótipo funcional, fabricado por impressão 3D, que será utilizado em testes por usuários reais, com o objetivo de validar o projeto.
Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo
Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova