Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM é a única instituição com duas propostas aprovadas no Edital Fapergs para monitoramento de gases de efeito estufa nos campos e nas florestas



No fim de dezembro, a UFSM teve duas propostas aprovadas no Edital Fapergs 05/2023 – Monitoramento de gases de efeito estufa nos campos e nas florestas. O Edital selecionou cinco projetos de quatro instituições do Rio Grande do Sul, sendo a UFSM a única com mais de uma proposta aprovada. Os projetos aprovados no edital devem ser desenvolvidos durante o período máximo de 36 meses. 

Proposta “Estudo micrometeorológico e medidas de gases de efeito estufa no Bioma Pampa: conexões com eventos climáticos extremos”:

Aprovada com um montante de mais de R$1 milhão, a proposta liderada pelo Professor do departamento de física da UFSM, Michel Baptistella Stefanello, visa realizar um estudo micrometeorológico no Bioma Pampa. A metodologia, baseada em torres de fluxo e balões meteorológicos, proporcionará dados cruciais sobre os extremos climáticos e como o bioma reage a tais eventos. De acordo com o professor, o projeto busca promover ações de mitigação das mudanças climáticas no bioma pampa.

Proposta “Monitoramento das emissões de gases de efeito estufa e estoques de carbono visando mitigação e adaptação às mudanças climáticas em sistemas agropecuários e florestais do Rio Grande do Sul”: 

Com um financiamento de quase R$4 milhões,  a proposta coordenada pelo Professor do Centro de Ciências Rurais, Sandro  José Giacomini, concentra-se no monitoramento de gases de efeito estufa e estoques de carbono em sistemas agropecuários e florestais do Rio Grande do Sul. Envolvendo cerca de 40 pesquisadores, o projeto busca avançar no conhecimento dos fatores de emissão desses gases, contribuindo para relatórios de emissões do Brasil e do Rio Grande do Sul. Segundo o professor, essa iniciativa destaca a expertise da UFSM na área e promete melhorar índices usados nos inventários de emissões.

Ambas as propostas representam não apenas um investimento significativo em pesquisa e infraestrutura, mas também um reconhecimento do conhecimento da UFSM na abordagem das emissões de gases de efeito estufa. Com metodologias inovadoras, esses projetos buscam ampliar o conhecimento sobre as mudanças climáticas, fornecendo subsídios para mitigação e adaptação futuras no bioma Pampa.

Além do edital acima, a UFSM também foi uma das 6 instituições aprovadas no edital Fapergs 06/2023 – Programa Techfuturo semicondutores. A proposta aprovada foi: “Projeto e Implementação de Módulos e Componentes (em Software e Hardware) para o Microcontrolador uC32RFBR – Aplicações de Segurança e IoT (MCMC32)”, coordenada pelo professor André Luiz Aita.

O Núcleo de Prospecção e Valoração (NPV) da PROINOVA presta auxílio na prospecção de oportunidades e divulgação dos editais de fomento através do Boletim de Oportunidades publicado quinzenalmente com apoio da PRPGP e SAI, além de suporte aos interessados sobre dúvidas relacionadas aos editais. De acordo com o NPV, os  resultados destas ações são positivos para a UFSM (docentes e discentes) e empresas parceiras, pois só no último semestre de  2023, obteve-se mais de 14 aprovações em diferentes financiadoras.

 

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6167

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes