Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM, FAURGS e AgroBella firmam parceria para executar projeto de Pesquisa e Desenvolvimento na área de Sistemas Web envolvendo Inteligência Artificial



A UFSM, a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) e a empresa de distribuição de produtos agropecuários AgroBella se uniram em uma parceria para o desenvolvimento do projeto “e-Bella 4.0: Unindo o Legado e o Futuro através da Modernização e Inteligência Artificial em Sistemas Web e Móveis”. Sob a coordenação do professor do Departamento de Tecnologia da Informação da UFSM – Frederico Westphalen, Joel da Silva, o projeto visa aprimorar a gestão da empresa por meio da inovação tecnológica.

A ideia surge da necessidade da AgroBella em modernizar sua aplicação WEB, utilizada para o gerenciamento de pedidos. Isso se deve ao fato de que o sistema atual enfrenta desafios na integração com o Relações Públicas local. Com uma duração inicial de 12 meses e um investimento acima de R$150 mil,  a iniciativa propõe uma reestruturação que incorpore inteligência artificial e aplicativos móveis para otimizar o acesso e a eficiência do sistema. 

A parceria não apenas beneficia a empresa, mas também enriquece o meio social e acadêmico. Dois alunos de sistemas de informação e um servidor do setor de TI estão envolvidos, trabalhando diretamente no desenvolvimento da tecnologia. Além disso, um especialista em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também contribuirá no projeto, trazendo uma perspectiva externa. 

De acordo com Joel da Silva, a parceria estabelecida entre a UFSM, FAURGS e AgroBella para o desenvolvimento do projeto “e-Bella 4.0” é um exemplo emblemático da importância da inovação aberta nas empresas e da interação vital entre o meio acadêmico e o mundo do trabalho. O professor afirma: “A colaboração entre universidades e empresas na área de Tecnologia da Informação não apenas fomenta a modernização tecnológica e a adoção de novas soluções, como a inteligência artificial, mas também proporciona um ambiente rico para a formação prática de estudantes. 

O coordenador do projeto ainda diz que, através dessa sinergia, os alunos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em cenários reais de negócios, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios do mercado de trabalho. Simultaneamente, as empresas beneficiam-se do influxo de novas ideias e abordagens inovadoras, garantindo que permaneçam na vanguarda tecnológica em seus respectivos setores. Silva acrescenta que essa interação contínua entre teoria e prática, academia e indústria, não apenas enriquece o currículo dos estudantes de TI, mas também impulsiona a inovação e o desenvolvimento econômico, demonstrando o valor inestimável da parceria universidade-empresa para o avanço tecnológico e a formação de profissionais qualificados.

Por fim, Silva destaca a metodologia de entrega incremental, visando atender às demandas da empresa e da comunidade. Com a possibilidade de renovação do contrato, a expectativa é que o projeto evolua, especialmente no campo da inteligência artificial. Ele ainda acrescenta que a Proinova desempenhou um papel crucial para a realização da parceria, oferecendo suporte, acesso direto aos núcleos e agilizando a tramitação do projeto. 

 

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6184

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes