Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM e FUNED Firmam Acordo de Cooperação para Avanço Estratégico em Inovação

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) assinaram um acordo de cooperação que visa o avanço estratégico em temas desafiadores da área de inovação. A coordenadora do projeto, Lauren Peres Lorenzoni, destaca a importância da troca de experiências para pensar em melhorias no ecossistema de inovação como um todo.

O projeto tem como principal objetivo a troca de experiências para avançar em questões como valoração, prospecção, propriedade intelectual e projetos de parceria, estas que compõem pilares estratégicos dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Brasil. Lorenzoni ressalta que o plano de trabalho inclui reuniões técnicas a cada 15 dias, focadas em temas como valoração, maturidade tecnológica e diversas áreas da pesquisa.

“A troca é muito valiosa, pois abre oportunidades para a UFSM se colocar à frente dessas questões estratégicas, proporcionando benefícios para a sociedade”, destaca Lorenzoni. Segundo ela, quanto mais se avança de forma estratégica, mais fluida torna-se a transferência do conhecimento desenvolvido dentro da Universidade, beneficiando não apenas a sociedade, mas também alunos e professores envolvidos no processo de inovação.

O acordo representa uma iniciativa conjunta para facilitar a transferência de conhecimentos mais específicos, fortalecendo o papel da UFSM como líder nesse campo. A coordenadora do projeto enfatiza a importância dessa colaboração, que não apenas impulsionará a inovação na instituição, mas também contribuirá significativamente para a evolução do ecossistema de inovação como um todo.

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova