Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Empreendedorismo e inovação: uma gestão de oportunidades

Confira a coluna veiculada no jornal Diário de Santa Maria na edição dos dias 23, 24 e 25 de dezembro de 2023 pela Coordenadora de Educação Empreendedora, Carmen Rosa.



O empreendedorismo na universidade não se limita às salas de aula; ele permeia os corredores, laboratórios e espaços de convivência, impulsionando uma cultura de inovação que transcende as fronteiras acadêmicas. Nesse contexto, a UFSM trilha um caminho notável e ascendente, aos 63 anos e com 190 mil egressos deixando sua marca na sociedade, a universidade reafirma o compromisso consubstanciado na formação empreendedora por meio do acesso a diferentes ativos, tais como bolsas de incentivo à inovação, programas de estágio e TCC empreendedor, projetos que proporcionam sinergia entre as demandas reais e a sala de aula, maratonas de inovação, incubadoras tecnológica e social, parque de inovação, ciência e tecnologia, espaços de coworking, processos estabelecidos de proteção intelectual e transferência de tecnologia, conexões com agências de fomento e ambientes de inovação e a participação ativa no ecossistema de inovação de Santa Maria e região. 

 

A gestão de oportunidades é um conceito-chave nesse cenário

Haja vista, o universo de possibilidades (tal como deve ser a vida universitária), a gestão de oportunidades implica identificar e explorar alternativas que proporcionem uma formação complementar. Gestão, do termo em latim gestione, refere-se à administração de recursos para o atingimento de um propósito. Isso representa um desafio significativo para os estudantes, pois exige uma combinação de visão estratégica, priorização e adaptabilidade para aproveitar as diversas possibilidades oferecidas ao longo de sua jornada universitária, ou antes dela, já no ensino básico. Em última análise, a habilidade de gerenciar efetivamente as oportunidades de uma formação empreendedora complementar é essencial para enfrentar os desafios futuros, seja na continuidade dos estudos ou inserção no mercado de trabalho. A UFSM abre portas para inúmeros caminhos, é importante que os alunos, munidos de conhecimento e proatividade, escolham trilhá-los. 

 

Comunidade acadêmica que bem geriu as oportunidades em 2023

 

  • 21 maratonas de inovação na UFSM e escolas do município de Santa Maria, totalizando 683 participantes.
  • 1359 pessoas participaram de palestras sobre Empreendedorismo e Inovação.
  • 35 alunos bolsistas de inovação.
  • 6 turmas aderiram ao Projeto Sinergia e desenvolveram soluções para atender às demandas reais de empresas
  • A UFSM foi classificada como a 2ª universidade mais empreendedora do Rio Grande do Sul e a 11ª do Brasil pelo Ranking IES Universidades Empreendedoras 2023. 

 

A Coordenadoria de Educação Empreendedora estimula o pensamento crítico, a análise de problemas complexos e a busca por soluções através de ações, projetos e programas. Embora os números indiquem êxito, há muito a ser feito para seguir avançando. Assim sendo, comprometemo-nos a continuar desenvolvendo um ambiente propício à formação empreendedora e inovadora em todas as áreas do conhecimento. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6248

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes