Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM firma Parceria de R$ 2,5 milhões com AEL SISTEMAS para Projeto de Navegação Aérea Autônoma



A UFSM assinou recentemente uma parceria  com a empresa AEL SISTEMAS, no âmbito do projeto “Navegação multisensores em contexto de degradação de GNSS”, de R$2,5 milhões. Financiado pelo Edital de Inovação para Base Industrial de Defesa, promovido pelo Ministério da Defesa, MCTI e FINEP, o projeto visa realizar pesquisa e desenvolvimento de um demonstrador de conceito para navegação de aeronaves baseada em sensores. 

De acordo com o coordenador do projeto, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Eduardo Escobar Bürger, a iniciativa tem como objetivo prover a localização geográfica da aeronave através de sensores eletro-ópticos e inerciais durante o voo de aeronaves remotamente pilotadas (sem tripulação embarcada). Segundo Bürger, essa tecnologia proporcionará a independência ao sistema GNSS (sistema de navegação baseado em satélite, como o GPS).

Além de impulsionar a autonomia dos sistemas brasileiros de navegação, o coordenador afirma: “o projeto destaca-se por seu potencial de desenvolvimento de recursos humanos no setor aeroespacial, que carece de profissionais qualificados no país”. Ele ainda acrescenta que o foco em tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial e Visão Computacional, oferece uma alternativa para a área de engenharia aeroespacial e defesa nacional. 

Um dos grandes benefícios da parceria com a AEL Sistemas, segundo Bürger, é a oportunidade que os alunos terão de estar em contato direto com profissionais qualificados de uma empresa multinacional do setor aeroespacial. Além das oportunidades de estágios e eventuais contratações, que irão agregar nos conhecimentos de técnicas avançadas na engenharia aeroespacial.

A expectativa ao final dos 36 meses, tempo de vigência do projeto, é de que haja um demonstrador de conceito. A tecnologia será amadurecida e será desenvolvido um sistema completo que poderá ser embarcado em uma aeronave. O coordenador ainda conclui que, posteriormente, visa-se realizar todos os testes, para que esse conceito avance na indústria.

 

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6253

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes