Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM e Fricke Soldas firmam Parceria para Inovação Tecnológica na Indústria de Soldagem

Em busca de inovação tecnológica na indústria de soldagem, a UFSM e a Fricke Soldas LTDA – Balmer assinaram um acordo de parceria que visa modernizar as máquinas de solda atualmente desenvolvidas pela empresa.

O projeto, coordenado pelo professor do Departamento de Processamento de Engenharia Elétrica da UFSM, Rafael Concatto Beltrame, tem como objetivo principal a atualização do firmware das máquinas de solda, substituindo a tecnologia analógica por uma solução digital. Em entrevista, o professor explicou que essa transição para o digital oferece flexibilidade e proteção de segredo industrial, facilitando as futuras atualizações do firmware, buscando melhorar o desempenho dos equipamentos, além de dificultar a engenharia reversa por parte da concorrência.

De acordo com o coordenador, a parceria não apenas representa um avanço tecnológico para a empresa, mas também traz benefícios significativos para a UFSM. O projeto, que possui um financiamento superior a R$ 30 mil, proporciona bolsas para dois professores e um aluno de graduação. Beltrame acrescenta que a parceria oferece a oportunidade aos participantes de aplicar os conhecimentos da academia em um problema prático da indústria, promovendo uma integração entre a teoria e a aplicação.

O professor ainda enfatizou que a equipe conta com três engenheiros da empresa, dois deles com passagem pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM e um atualmente realizando doutorado no PPGEE. Isso destaca a sinergia entre a Universidade e a indústria, que proporciona uma formação prática real para os discentes envolvidos no projeto.

Beltrame conclui que, ao final do projeto, espera-se que o firmware desenvolvido possa ser diretamente implementado nos produtos da Fricke Soldas, aprimorando sua linha de produção e sua competitividade no mercado.

Produto da empresa

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo