Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Qual o papel da Transferência de Tecnologia nas universidades?

Confira a coluna veiculada no jornal Diário de Santa Maria na edição dos dias 20 e 21 de janeiro de 2024 pela Pró-Reitora Adjunta da Proinova, Lauren Lorenzoni.



Dificilmente uma região ou país prospera e se desenvolve sem instituições de pesquisa relevantes, pois, o desenvolvimento social e econômico de um país está diretamente ligado à sua habilidade de criar e implementar soluções e tecnologias próprias. A transferência de tecnologia nas universidades desempenha um papel crucial nesse cenário, ao alavancar a pesquisa acadêmica para aplicações práticas e contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país. Este processo envolve a transição de conhecimentos científicos e tecnológicos do ambiente acadêmico para o setor empresarial e industrial, protegidos ou não e, dessa forma, promove a inovação e impulsiona o progresso. 

Existem diversas formas de transferência de tecnologia, incluindo: projeto de pesquisa e desenvolvimento, projeto de prestação de serviços, acordo de cooperação técnica, licenciamento, cessão, spin-off. Destaca-se que as universidades são meios para desenvolver tecnologias que possam contribuir com as modificações que o mercado necessita. Porém, não é uma prática trivial. Os desafios são diversos para conseguirmos converter de forma sistemática a nossa ciência e empreendedorismo em inovação e competitividade. Para que isso seja uma realidade, é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento, capacitar cientistas e fomentar um ecossistema de inovação robusto, com a criação de centros de excelência e parcerias estratégicas entre setores acadêmicos, públicos e privados, essenciais para impulsionar o avanço tecnológico.

Alavancar os resultados, melhorar a qualidade de vida da nossa população, proporcionar o desenvolvimento econômico que esperamos, e fazer com que cada vez mais a ciência saia da bancada e chegue ao mercado das mais diversas formas, é o nosso compromisso enquanto Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA), criada em 2023 na UFSM para facilitar essas frentes. Cabe destacar que a universidade sozinha não consegue resolver essa questão, precisamos de governos que incentivem a inovação com programas prioritários e fontes de financiamentos, da indústria assumindo o protagonismo e investindo em desenvolvimento com universidades, e a sociedade fazendo sua parte sendo um grande cliente e exigindo cada vez mais que isso aconteça.

 

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UFSM

 

A PROINOVA possui uma coordenadoria exclusiva de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual, a qual possui três núcleos: Núcleo de Propriedade Intelectual – responsável por proteger o que é gerado na UFSM com potencial de transferência; Núcleo de Prospecção e Valoração – responsável pela interação entre universidade e empresa, prospecção e apoio na captação de recursos externos em editais de fomento, e por atribuir valor aos ativos negociados/ e o Núcleo de Apoio a Projetos – responsável pela formalização e agilidade processual dos contratos com o setor privado). Assim, a UFSM por meio da coordenadoria e seus núcleos, têm contribuído no processo de difundir e transferir suas soluções e tecnologias para a sociedade, criando novas possibilidades de conexão. 

A UFSM tem evoluído cada vez mais nas iniciativas de transferência, com destaque para os licenciamentos ou cessões de tecnologias para as empresas explorarem comercialmente (aumento de 60 % em 2023), os projetos contratados pelas empresas para a universidade desenvolver novos produtos, processos ou serviços (aumento de 40 % em 2023), entre outros. Com isso, além dos investimentos financeiros externos que a universidade recebe, superiores a R$ 100 milhões ano, propiciando muitas vezes a construção de estruturas de pesquisa e desenvolvimento de referência internacional, essa aproximação com a sociedade também contribui na formação qualificada de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. 

A UFSM reconhece a importância de estar conectada com a sociedade, criando parcerias e impulsionando o progresso!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6335

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes