Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório acreditado da UFSM Prospecta e Valoriza Serviços à Comunidade



O Núcleo de Prospecção e Valoração da Proinova é responsável pela prospecção de laboratórios que prestam serviços à comunidade. O principal objetivo é conhecer mais sobre a realidade dos laboratórios da UFSM, sua estrutura e serviços prestados, além de apoiar e fomentar novas interações e parcerias. 

Entre os laboratórios que prestam serviços à comunidade está o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento e a Inovação de Produtos e Processos (LADIPP). Acreditado pela CGCRE sob o número CAL 0723, o laboratório é coordenado pela professora do Departamento de Engenharia de Produção de Sistemas, Morgana Pizzolato e pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Cesar Gabriel dos Santos. O escopo da acreditação se refere à calibração de paquímetros até 300mm, micrômetros até 100 mm e balanças até 20 kg.

 

A coordenadora do laboratório destacou que seu foco é a prestação de serviços para outros laboratórios da UFSM e algumas empresas externas. Segundo ela, a calibração de balanças, paquímetros e micrômetros é de extrema importância para as pesquisas, pois ela permite identificar o erro e a incerteza do equipamento, dando a garantia de que o resultado do instrumento de medição é válido. Já no caso das empresas, essa calibração é necessária para auxiliar no controle de processo produtivo. 

Atualmente o LADIPP conta com uma equipe dividida entre professores, servidores e estudantes de graduação da UFSM. Uma das estudantes que trabalha no laboratório, do curso de Engenharia de Produção, afirmou: “Aqui dentro nós temos uma prática do que aprendemos em aula. O LADIPP é como uma empresa, temos contato com vários setores e conseguimos aprender um pouco de cada um”. Outro estudante, também de Engenharia de Produção, destacou que a extensão é um dos grandes diferenciais do laboratório, pois permite que os alunos lidem com clientes externos e resolvam problemas reais.

Pizzolato conclui que o laboratório tem potencial para expandir ainda mais. De acordo com ela, atualmente existem recursos que permitem a calibração de outros equipamentos, porém ainda não há mão de obra o suficiente para desenvolver todos os métodos de medição. As vagas abertas para trabalhar no LADIPP são preenchidas através de processos seletivos, divulgados em editais ou na página do laboratório no Instagram

 

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova

Foto: Site do LADIPP

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6368

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes