Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM assina licenciamento de tecnologia inovadora capaz de medir com precisão o nível de radiação ultravioleta recebido pela população



No início do mês, a UFSM assinou contrato de licenciamento com a empresa incubada na Pulsar UFSM, BioDos – Soluções em Dosimetria, fundada, pelo doutorando da UFSM, Álvaro Augusto Mainardi, pelo professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSM, André Passaglia Schuch e pelo Pós-doutorando da UFSM, Maurício Beux dos Santos. A tecnologia licenciada se chama “Equipamento e Sistema de Monitoramento e Coleta de Dados de Radiação Solar e Temperatura, e Processo de Coleta e Armazenamento de Dados de Radiação Solar e Temperatura”, desenvolvida pelos mesmos fundadores da BioDos. 

A PROINOVA, por meio do Núcleo de Propriedade Intelectual, realizou a proteção da tecnologia como patente de invenção junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Após o depósito do pedido de patente, a empresa  BioDos manifestou interesse em explorar comercialmente a tecnologia e, através do Núcleo de Prospecção e Valoração, foi realizado o licenciamento.

 

O Licenciamento consiste em um acordo legal onde uma parte concede o uso de suas tecnologias mediante o pagamento de royalties. O contrato estabelece condições para a exploração comercial, seguindo princípios de equilíbrio contratual e boa-fé. A universidade (licenciante), recebe retorno para investir em pesquisas e a possibilidade de gerar novos produtos passíveis de transferência para a sociedade. Já a empresa (licenciado), recebe acesso direto à inovação tecnológica a qual não teria disponibilidade de desenvolver, além de desenvolver a capacidade competitiva da empresa aliado a uma possibilidade de agregar a inovação a um produto já comercializado.

De acordo com o Pós-doutorando Maurício Beux dos Santos, após a criação da empresa, começou-se a trabalhar no desenvolvimento da tecnologia, fazendo toda a parte da startup, verificando o mercado e fazendo as validações. Com isso, na metade de 2023, já havia um protótipo pronto para ser inserido no mercado e então, com ajuda da Proinova, foi realizado o licenciamento da tecnologia.

 Santos ressaltou: “atualmente somos os inventores e empresa licenciada do único radiômetro produzido em território nacional que consegue medir as três faixas de radiação ultravioleta (UVA, UVB e UVC) ao mesmo tempo”. Ele afirmou que, dentre as funcionalidades do equipamento, ele pode ser utilizado para pesquisas e

experimentos em laboratório, esterilização do ambiente, produção do campo e verificação da eficácia de bioinsumos em ambientes agrícolas e medição do fator de proteção dos cosméticos. 

Além disso, o pós-doutorando acrescentou: “Com base nesse licenciamento, estamos terminando o desenvolvimento de uma estação de radiação ultravioleta. Ela vai coletar os dados ambientais de radiação e vamos poder mostrar para a população o quanto de radiação ultravioleta eles estão recebendo”. Segundo ele, um grande problema de hoje em dia é que o índice de radiação ultravioleta é muito impreciso, por ser medido por satélite. Com esse licenciamento, será possível desenvolver esse produto para levar à população uma medida real de proteção. 

 

Santos conclui que o fato do radiômetro, desenvolvido dentro da Universidade, com alunos e professores, estar indo para o mercado, demonstra uma aproximação entre Universidade e indústria, uma das grandes dificuldades existentes hoje em dia. Por fim, o pós-graduando agradece ao professor do Laboratório de Fotobiologia da UFSM, Lucio Strazzabosco Dorneles, por toda a ajuda e incentivo durante o processo de criação da empresa e desenvolvimento da tecnologia.

 

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6346

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes