Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM e empresa incubada na Pulsar desenvolvem tecnologia inovadora para monitorar aplicação de defensivos agrícolas



Os defensivos agrícolas são produtos químicos ou biológicos utilizados na agricultura para proteger as plantações de pragas, doenças e plantas daninhas. Eles são essenciais para garantir a produtividade e a segurança alimentar, mas o seu uso excessivo ou inadequado pode ter consequências negativas para o meio ambiente, a saúde humana e a biodiversidade.

Pensando nisso, a UFSM se uniu à startup incubada na Pulsar Incubadora Tecnológica, Spray Solutions, para realizar o projeto “Desenvolvimento de Metodologia para Medição e Caracterização Física de Spray”, coordenado pelo professor Leonardo Ramos Emmendörfer, do Departamento de Processamento de Energia Elétrica do CT e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.

De acordo com Emmendörfer, o principal objetivo do projeto é a identificação automática da forma e densidade de gotas de defensivos agrícolas pulverizados. Ele afirma: “Utilizando tecnologia de visão computacional, o algoritmo visa analisar o papel hidrossensível, que capta essas gotas, para verificar se o volume de gotas e a quantidade de matéria química aplicada na lavoura estão adequados”. De acordo com o professor, esse processo contribui para a sustentabilidade, além de evitar a deriva (quando as gotas se deslocam para além do previsto, contaminando outras áreas, incluindo residenciais).

Segundo o coordenador, uma das primeiras ações do projeto será a avaliação de dispositivos físicos que promovam uma melhor qualidade na aquisição das imagens. Ele afirma: “Já percebemos que a aquisição das imagens é um fator importante, então vamos investigar esta etapa, inicialmente”.

 De acordo com o fundador da Spray Solutions, Altair Peiter, a tecnologia em desenvolvimento é inovadora, e proporcionará um monitoramento preciso das pulverizações de defensivos agrícolas, oferecendo uma visão detalhada do processo. Segundo Peiter: “Este avanço é essencial para mitigar as perdas causadas pela falta de informação, que historicamente têm impactado negativamente a produtividade e os resultados financeiros dos agricultores”.

O desenvolvimento da nova metodologia trará benefícios não apenas ambientais, mas também econômicos. O coordenador do projeto destaca: “com esse processo, garantimos a aplicação correta de defensivos agrícolas, de acordo com a recomendação técnica para cada lavoura”. Além disso, a solução permitirá que o agricultor receba os resultados de análise imediatamente, ainda no campo. Ao final do projeto, a empresa estará pronta para comercializar soluções com base na tecnologia desenvolvida.

Aplicação da solução
Papel Hidrosensível

 

 

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-6470

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes