Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Guiando saberes: Trilha da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da UFSM em sintonia com a comunidade

Confira a coluna veiculada no jornal Diário de Santa Maria na edição dos dias 09 e 10 de dezembro de 2023 pelo Pró-Reitor de Inovação e Empreendedorismo, Professor Daniel Pinheiro Bernardon

As universidades são reconhecidas pelos seus pilares: ensino, pesquisa e extensão. E a esses três pilares da educação, tem-se integrado de forma transversal a “inovação”, com o intuito de que seus desenvolvimentos atendam cada vez mais as demandas da sociedade. Neste contexto, a UFSM, com seu protagonismo, criou a Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA), iniciando suas atividades em fevereiro de 2023. A PROINOVA assumiu a responsabilidade de manter mecanismos de incentivo à inovação e ao empreendedorismo, identificando as demandas tecnológicas da sociedade e criando oportunidades de interação com a UFSM por meio de projetos ou criação de empreendimentos inovadores e sustentáveis. Além disso, a PROINOVA prospecta e estimula as transferências do conhecimento e das tecnologias geradas na instituição para a sociedade, com foco na produção de bens, processos e serviços.

Sua estrutura, com conceito moderno, foi concebida para ser um elo de conexão e promoção de ações entre os diversos atores da inovação (grupos de pesquisa, laboratórios, startups, empresas, entidades, entre outros). Conta com a coordenadoria de educação empreendedora, coordenadoria de transferência de tecnologia, núcleo de prospecção e valoração, núcleo de propriedade intelectual, núcleo de apoio a projetos, parque tecnológico, incubadora tecnológica, núcleo administrativo e financeiro, além de setores de comunicação e jurídico.

Especificamente para pesquisadores, grupos de pesquisa e laboratórios, a PROINOVA tem apoiado com a oferta de programas institucionais, os quais constituem a Trilha de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PDI) da UFSM, lançada recentemente em conjunto com a Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e demais parceiros. O intuito da trilha é apresentar de forma clara e sistemática um conjunto de ações oferecidas para cada uma de suas fases, tendo como princípios: o incentivo à constituição de ambientes favoráveis à inovação e às atividades de transferência de tecnologia; a promoção da cooperação entre os diversos atores; a busca permanente de resultados práticos por meio da inovação; a simplificação e transparência da gestão de processos e contratos; a promoção das atividades científicas e tecnológicas como estratégicas para o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental; a geração e difusão do conhecimento e disponibilização dos resultados à sociedade.

Fases da Trilha

A trilha possui as seguintes principais fases: sensibilização (palestras, disciplinas, maratonas de inovação, capacitações); mapeamento (portfólios de tecnologias, laboratórios, boletim de oportunidades, mapa de fomentos); potencial de inovação (maturidade tecnológica, gestão da propriedade intelectual, modelo de negócios, infraestrutura de pesquisa, ambientes maker/living lab/fab lab, projetos piloto, demonstração de protótipos); prospecção (fomentos públicos e privados, ofertas tecnológicas, inovação aberta, bolsas de inovação com aplicação em empresas, pitch reverso, teses em negócios, associação ao parque tecnológico); negociação (valoração, incentivos fiscais, estratégia contratual, gestão contratual); transferência de tecnologias (acordos de cooperação técnica, prestações de serviços, projetos PD&I, licenciamentos/cessões, empresas associadas, novos empreendimentos e negócios).

Apesar de ser “jovem” e ter desafios na promoção da inovação e do empreendedorismo em diversas áreas do conhecimento, a PROINOVA já obteve resultados expressivos em termos de transferência de tecnologia, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação local e regional. Isso refletiu no Ranking de Universidades Empreendedoras da Brasil Júnior, no qual a UFSM passou do quinto para o segundo colocado no Estado em 2023. Nossa trilha tem diferentes caminhos que levam a uma direção: impactar a nossa comunidade por meio do conhecimento e da inovação.