Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Universidade e Empresa: uma parceria que impulsiona a inovação no mercado

Confira a coluna veiculada no jornal Diário de Santa Maria produzida pela Chefe do Núcleo de Apoio a Projetos, Lovaina Ribeiro Menin

A interação entre universidades e empresas têm assumido um papel crucial nas investigações sobre inovação. Nesse contexto, estão cada vez mais engajadas em parcerias com empresas, visando resolver problemas sociais e melhorar a qualidade de vida por meio da execução de projetos.

Essa colaboração pode ocorrer através de projetos de extensão, nos quais a universidade e a empresa trabalham juntas, por exemplo para abordar questões socioambientais. Além disso, os projetos de pesquisa são fundamentais para aprimorar ou desenvolver novas tecnologias em diversos setores, impulsionando o progresso e o bem-estar da sociedade.

A troca de ideias e de experiências entre empresas e a academia contribui diariamente para a renovação e atualização do conhecimento científico e tecnológico gerando soluções para os desafios enfrentados pelo mercado e pela sociedade. Além da criação de novos produtos, serviços e processos, essa colaboração também promove a formação qualificada de estudantes, muitos dos quais acabam sendo absorvidos pelas próprias empresas após a conclusão dos projetos.

É importante destacar que essa parceria pode ser formalizada de diversas maneiras, incluindo Acordos de Parceria ou projetos de P&D, que visam desenvolver novas tecnologias ou aprimorar as existentes com foco na transferência de tecnologia para as empresas. Existem também Acordos de Cooperação, que estabelecem interesses mútuos de cooperação técnica, sem obrigação de repasse de recursos entre as partes, e Acordos de Confidencialidade, que garantem a confidencialidade das informações do projeto.

Além disso, há a Prestação de Serviço que são serviços oferecidos pelos Laboratórios da universidade, que incluem análises gerais, ensaios e testes de qualidade, avaliação de desempenho, laudos técnicos, consultoria, entre outros. Esses serviços são pontuais, por isso, o tempo de prestação de serviço normalmente é mais curto comparado ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa. São desenvolvidos por professores e alunos, garantindo qualidade por meio de equipamentos adequados e conhecimento especializado.

Para viabilizar essa colaboração, a universidade vem investindo na gestão profissional de suas equipes, qualificando servidores e modernizando seu sistema de gestão. A Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA), em diálogo com outras pró-reitorias, têm atualizado suas resoluções para facilitar os processos na universidade, resultando em uma redução significativa no tempo de assinatura de contratos.

Muitas empresas já são parceiras da UFSM, contribuindo para o desenvolvimento da instituição e o impacto na sociedade. Para empresas interessadas em colaborar com a universidade, existem várias maneiras de interação, incluindo o contato com pesquisadores, grupos de pesquisa, laboratórios e unidades institucionais especializadas, como a PROINOVA e o InovaTec UFSM Parque Tecnológico. Além disso, existem diversos incentivos e fomentos disponíveis para essas parcerias, como a Lei do Bem, Lei da Informática e editais de agências de fomento.

A UFSM está comprometida com o ensino, pesquisa, extensão e inovação, e convida empresas a conhecerem seus ambientes de excelência e desenvolverem soluções conjuntas.