Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Universidades Empreendedorias: o futuro da inovação é agora

É fascinante testemunhar a evolução das universidades. Essas instituições seculares, que inicialmente se concentravam na transmissão de conhecimento, estão atualmente formulando um modelo multifacetado, adaptado às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas. Elas estão ampliando seu escopo de atuação e passando a desempenhar um papel direto como agentes do sistema de inovação.

Atualmente, as instituições de Ensino Superior se destacam como impulsionadoras ativas da transformação, integrando ensino, pesquisa, extensão e inovação para enfrentar desafios contemporâneos.

Elas desempenham um papel crucial como “berçários” de novos empreendimentos tecnológicos, utilizando a pesquisa universitária como base para a criação de novas soluções e negócios. Como resultado, tornaram-se elementos essenciais das políticas de inovação em muitos países.

Essa mudança de paradigma está impulsionando a criação das intituladas “universidades empreendedoras”. Nesse modelo, as instituições se destacam pela habilidade de transferir tecnologia e conhecimento para a indústria e sociedade, ao mesmo tempo em que preparam os estudantes com as habilidades relevantes tanto para o ambiente acadêmico quanto para o mercado de trabalho e a sociedade em geral.

No cenário brasileiro, o estabelecimento e a implementação de políticas de inovação nas instituições de Ensino Superior ainda representam desafios substanciais. É imperativo que as instituições concentrem esforços nessa direção.

Como esse movimento está sendo impulsionado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)?

A UFSM, que desempenhou um papel fundamental no processo de interiorização do Ensino Superior público no Brasil, como a primeira universidade federal fora de uma capital brasileira e a maior universidade federal do interior do Rio Grande do Sul, reconhece a inovação como um desafio institucional.

Nesse contexto, percebemos inúmeras iniciativas da instituição. Entre essas, está a sua Política de Inovação, que dispõe sobre ações e estratégias de incentivo à inovação, ao empreendedorismo e à pesquisa científica e tecnológica em interação com a sociedade. Para saber mais sobre a Política de Inovação da Universidade Federal de Santa Maria, acesse o link.

Texto: Juliani Karsten Alves, Chefe do Núcleo de Apoio Administrativo e Orçamentário.