Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Publicados os editais de concessão de cotas IC e ITI aos docentes da UFSM

As solicitações estão abertas de 23 de maio a 06 de junho

A PRPGP e a PROINOVA informam que estão publicados os editais institucionais de concessão de cotas de bolsas de IC e ITI aos docentes da UFSM. As solicitações estão abertas de 23 de maio até 06 de junho. As orientações e demais etapas constam nos respectivos Editais.

A publicação destes editais internos atende as exigências e os cronogramas das agências de fomento FAPERGS e CNPq em suas chamadas institucionais (Edital 02/2024 – Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica e Inovação – PROBIC/PROBITI; Chamada CNPq N° 05/2024 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2024-2027; Chamada CNPq N° 06/2024 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) 2024-2027; Chamada CNPq N° 07/2024 – Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) 2024-2027; e, Chamada CNPq N° 11/2024 Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) 2024-2027).

Em solidariedade a(o)s discentes, servidores técnico(a)s administrativo(a)s em educação e docentes da UFSM, bem como toda a população gaúcha que também foi direta e indiretamente atingida pela calamidade climática que atingiu o RS, a PRPGP protelou o lançamento dos Editais internos até o limite de tempo que não viesse a comprometer a execução das atividades necessárias ao que é requisito para o recebimento e implementação das cotas de bolsas de IC e ITI pela UFSM. Entendemos que as bolsas recebidas pelos alunos da UFSM, no valor mensal de R$700,00 para alunos de graduação e de R$300,00 para alunos de ensino médio, são mais do que um apoio às atividades de pesquisa desenvolvidas na UFSM e, sim, um aporte financeiro que contribui, juntamente com as demais políticas institucionais, para a permanência de nossos estudantes. Em 2023 foram distribuídas, por meio dos nossos editais internos, 469 cotas de bolsas do CNPq e 232 cotas de bolsas da FAPERGS. Neste ano de 2024 ainda estão sendo submetidos os projetos institucionais e o resultado com o número de cotas disponíveis será informado em julho/agosto pelas agencias de fomento.

O(A)s docentes da UFSM interessados devem clicar nos links abaixo para acessarem o Edital com o cronograma das etapas e toda a documentação necessária para submissão das solicitações.

Edital 010/2024 – IC Unificado – Cotas de bolsas de IC dos programas PIBIC (CNPq) e PROBIC (FAPERGS)

Edital 007/2024 – ITI Unificado – Cotas de bolsas de IC dos programas PIBITI (CNPq) e PROBITI (FAPERGS)

Edital 011/2024 – PIBIC AF  Cotas de bolsas de IC do programa PIBIC-AF (CNPq) voltada ao apoio de ações afirmativas (bolsistas exclusivamente nas cotas L2, L6, L9, L10, L13, L14, LB_PPI, LB_Q, LB_PCD, LI_PPI, LI_Q, LI_PCD e programas específicos para refugiados, imigrantes, indígenas e quilombolas)

Edital 011/2024 – PIBIC EM – Cotas de bolsas de IC do programa PIBIC-EM (CNPq) voltada aos alunos de ensino médio das escolas da UFSM e/ou demais escolas públicas de ensino regular, militares e técnicas e escolas privadas de aplicação da região.

Texto: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).