elA tecnologia SIE – Sistema de Informações para o Ensino, desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi a vencedora da etapa regional (RS, SC, PR) do Prêmio Fortec de Inovação 2025, na categoria Programa de computador (software).
O Prêmio FORTEC de Inovação é promovido pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e tem como objetivo reconhecer iniciativas de destaque na área de inovação tecnológica e transferência de tecnologia no país. A premiação valoriza projetos e práticas que fortalecem a cultura de proteção intelectual, estimulam o empreendedorismo e incentivam a aproximação entre universidades, institutos de pesquisa e o setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento científico e econômico do Brasil.
O SIE é um sistema integrado de gestão acadêmica e administrativa que reúne módulos voltados ao ensino, recursos humanos, patrimônio, finanças, protocolo, frota e automação hospitalar. De titularidade da UFSM, o sistema foi desenvolvido por Aldiocir Francisco Dalla Vecchia e Fernando Bordin da Rocha, e foi submetido ao prêmio pela Proinova. Atualmente, o sistema está licenciado para a empresa AVMB Soluções em TI, responsável pela manutenção e distribuição para outras instituições públicas. O SIE é utilizado por diversas universidades e institutos federais em todo o país, o que reforça sua relevância e aplicabilidade em larga escala.
De acordo com Letícia Cruz, chefe do núcleo de propriedade intelectual, vinculado a coordenadoria de transferência de tecnologia e propriedade intelectual da PROINOVA, a conquista representa um reconhecimento à capacidade inovadora da UFSM e evidencia o papel estratégico do Núcleo de Inovação Tecnológica (Proinova/UFSM) na proteção, gestão e transferência de tecnologias. Ela ainda acrescenta que, além de contribuir para a modernização da gestão pública, o licenciamento do SIE também gera retorno financeiro à Universidade, fortalecendo sua atuação no ecossistema de inovação.



