Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Visita ao IHR fortalece parceria entre UFSM e setor industrial para novos projetos de inovação



Na última sexta-feira (8), o Pró-reitor da Proinova, Daniel Bernardon, junto da Chefe do Núcleo de Apoio a Projetos da Proinova, Lovaina Ribeiro e do professor do Departamento de estruturas e construção civil da UFSM, Erich David Rodriguez Martinez, realizaram uma visita ao Instituto Hercílio Randon (IHR).

A visita teve como objetivo alinhar questões estratégicas relacionadas à propriedade intelectual e à prospecção de novos projetos a médio e longo prazo. A reunião também buscou consolidar parcerias voltadas à captação de recursos junto a agências de fomento, como Finep e Fundep, e estreitar a relação com empresas do Grupo Randon.

Segundo o professor Erich Martinez, coordenador de um dos projetos desenvolvidos em parceria com o IHR, a articulação é fundamental para manter e expandir as iniciativas em andamento. “O IHR atua como um canal de comunicação, funcionando quase como um ‘Google Tradutor’ entre o setor industrial e a universidade. Eles filtram as demandas e estratégias de mercado de todo o Grupo Randon e repassam para as universidades desenvolverem soluções”, explicou.

O Grupo Randon, que reúne mais de 35 CNPJs distribuídos em diferentes setores industriais, especialmente na área automotiva, utiliza esse modelo para identificar demandas tecnológicas e transformá-las em oportunidades de desenvolvimento conjunto com instituições de ensino e pesquisa.

Durante a visita, também foi discutido o andamento de projetos já em curso, em colaboração com diferentes equipes da universidade. “Manter essa parceria significa garantir a continuidade de diversos projetos estratégicos, capazes de gerar inovação e impacto no setor produtivo”, destacou o coordenador. 

A expectativa é que a aproximação resulte em novas oportunidades de cooperação e amplie o alcance das ações de inovação, fortalecendo o vínculo entre academia e indústria.

Texto: Gabriela de Almeida, comunicação Proinova.

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-8871

Publicações Recentes