Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Proinova participa do I Encontro Técnico-Jurídico de Educação e CT&I e compartilha boas práticas em inovação



A UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA), participou do I Encontro Técnico-Jurídico de Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado para procuradores federais e gestores máximos de inovação das universidades federais. O evento teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as instituições de ensino superior, as procuradorias e a Equipe Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Advocacia-Geral da União (AGU), promovendo o alinhamento de interpretações e o aprimoramento de práticas relacionadas à gestão da inovação pública.

Estiveram presentes no evento a Coordenadora de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual (CTTPI) da PROINOVA, Lauren Lorenzoni, e o Pró-Reitor Daniel Bernardon, reforçando o compromisso da universidade com a consolidação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Estar presente no encontro foi uma oportunidade importante para fortalecer o diálogo entre universidades, procuradorias e a equipe nacional de CT&I da AGU. A participação da UFSM demonstra nosso compromisso institucional com o avanço do Marco Legal e com a consolidação de boas práticas na formalização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I)”, destacou Lauren.

Durante o evento, a gestora da CTTPI participou como palestrante no painel sobre a instrução dos processos de acordo de parceria para PD&I, no qual apresentou a experiência da UFSM na condução administrativa e jurídica desses processos.

“Compartilhei como a UFSM tem estruturado e conduzido os processos relacionados aos acordos de parceria em PD&I, enfatizando a importância da atuação integrada entre as áreas técnica e jurídica para garantir segurança jurídica e eficiência. Também destaquei as boas práticas desenvolvidas pela equipe da PROINOVA, que têm contribuído para consolidar um modelo institucional sólido e alinhado ao interesse público”, explicou Lauren.

A presença da UFSM no encontro também contribuiu para o fortalecimento de uma rede colaborativa entre gestores de inovação de todo o país, favorecendo o compartilhamento de experiências e a construção conjunta de soluções para desafios comuns no campo da inovação pública.

Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de Jornalismo da Proinova.

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-9166

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes