Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM desenvolve sistema em parceria com empresa incubada para tornar gestão de veículos e viagens mais eficiente e transparente



A UFSM está desenvolvendo um novo sistema voltado à gestão e ao controle de viagens realizadas com os veículos institucionais. O projeto, chamado “Desenvolvimento de Sistema de Gestão e Controle de Viagens”, é coordenado por Daniel Sacchet Barin. A proposta nasce da necessidade de tornar mais eficientes os processos internos relacionados ao uso da frota, garantindo informações claras, confiáveis e de fácil acesso.

O trabalho consiste na criação de um software web que reunirá todos os dados relacionados às viagens feitas pela instituição, desde a solicitação inicial do usuário até o encerramento do deslocamento. O coordenador explica que o sistema permitirá um acompanhamento completo: “Todas as informações da viagem, incluindo custos, trajetos e outras, desde a solicitação pelo usuário até o encerramento desta, serão apresentadas de forma precisa e clara ao usuário”. A primeira etapa de implantação será feita nos veículos coletivos, como vans e micro-ônibus.

A UFSM e a Verden, empresa incubada na Pulsar UFSM e parceira do projeto, trabalham juntas no desenvolvimento do sistema. A universidade disponibiliza veículos, motoristas e servidores do Núcleo de Transporte para que a empresa instale os equipamentos necessários e colete as informações que alimentarão a plataforma. A partir disso, a equipe técnica transformará os dados em funcionalidades que facilitem o agendamento, o controle, a aprovação e a análise das viagens.

O coordenador destaca que o principal benefício para a instituição é a melhoria da organização e do planejamento da frota: “O Núcleo de Transporte contará com um sistema eficaz de controle e gestão dos veículos e dos deslocamentos, possibilitando a programação dos recursos envolvidos na manutenção e abastecimento, além da obtenção de todas as informações sobre os deslocamentos realizados”. O software pretende aumentar a eficiência do setor, reduzir falhas operacionais e promover mais transparência nos processos.

O impacto também se estende à sociedade. Ao participar do desenvolvimento conjunto com a iniciativa privada, a UFSM contribui para a criação de uma ferramenta que tornará os serviços prestados mais seguros, organizados e confiáveis. Isso fortalece o compromisso público da universidade com a melhoria contínua de suas práticas administrativas.

Ao final do projeto, a expectativa é que a UFSM disponha de um sistema completo e funcional, capaz de oferecer maior controle e clareza nas viagens institucionais e que, no futuro, possa ser expandido para outras demandas internas. Conforme explica Barin, “o objetivo é obter um produto que traga um maior controle na gestão dos veículos e das viagens realizadas pela universidade”.

 

 

Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de Jornalismo da Proinova.

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação Proinova.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-9182

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes