Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS realiza sua 3ª edição da Competição de Catapultas

A 3ª edição da Competição de Catapultas da UFSM – Campus Cachoeira do Sul aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 7 de dezembro, no pátio do Prédio 1 do Campus, na Rua Ernesto Barros, 1345.

O evento, que faz parte da disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica, se baseia na construção de uma catapulta pelas equipes participantes. Durante a competição, o objetivo é lançar um projétil (bola de tênis) a maior distância possível. Para isso, as equipes precisam utilizar teorias matemáticas para projetar e construir a catapulta, dentro das especificações estabelecidas no regulamento da competição. Cada equipe tem cinco tentativas para alcançar a maior distância.

Competição leva conceitos teóricos para a prática

A Competição de Catapultas surgiu na disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica, com o objetivo de unificar as áreas de conhecimento teórico de disciplinas da área da matemática, como o  cálculo e álgebra linear, a problemas reais, que são abordados em disciplinas do conhecimento específico e profissionalizante, como dinâmica dos corpos, mecânica, física. A ideia é tornar as aulas mais interessantes e atrativas, quebrando uma barreira de entendimento e aplicação de conceitos na área das disciplinas exatas.

Segundo o organizador do evento, professor Juan Balcazar, “ao tornar as aulas mais práticas – saindo do molde tradicional no qual o professor ensina de forma expositiva e ao  final do conteúdo são aplicadas provas individuais – os alunos têm a oportunidade de desenvolver outras competências, como a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares em diversos projetos, o que está se tornando cada vez mais uma exigência do mercado de trabalho atual”.

Além disso, a competição tem como objetivo secundário preparar os alunos para organizarem grupos de competição promovidos pela SAE BRASIL, nas áreas de projetos de carros de corrida e off road;  aeronaves em escala em Aerodesign; e agora a modalidade de Helidesign, que visa o projeto de aeronaves elétricas nos moldes das aeronaves comerciais denominadas drones.

Nesta edição, três equipes participaram da Competição

A equipe que ficou em 1º lugar foi a criadora da catapulta “Suricata” e é composta pelos alunos: Arthur da Silva Klvsener, Marcos Vinicius Penna Pivetta, Luan Pedro Brixner, Guilherme da Silva oliveira, João Arthur Melo Bottlender, Jardel Lopês, Leonardo Faleiro, Mauro martins da Silva, Fernando Siqueira Scherer e Matheus Dorneles Campos. A Catapulta lançou o projétil à distância de 53,10m.

Já a catapulta “Jesse” ficou em 2º lugar e lançou o projétil à distância de 35m. Ela foi desenvolvida pelos alunos Cleiton de Carvalho,Henrique Hoch,  Eliezer Oliveira, Iure Müller, Larissa Lima, Ricardo Padilha, Jardel Carrer, Joel Santiago, Jerdel Lopês, Alexandre Grinjo e Elias Teixeira Costa.

Por fim, a catapulta que lançou o projétil à 33,91m de distância ficou em 3º lugar. A equipe que criou a catapulta foi composta pelos alunos Patrick Freitas, Nicolas Gabriel, Barbara Garcia, Douglas Lopes, Robert Oliveira, Gustavo Flores, Karolina F. de Almeida, Henrique Costa, Jacson Heleno, Alex Alan, Diogo Luiz, Leandro Lobell, Willian da Silvam e Raphael da Costa.