Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Estudantes da UFSM-CS acompanham medição de vazão no Rio Jacuí

Estudantes da disciplina de Hidrologia do curso de Engenharia Agrícola da UFSM-CS, acompanhados pelo Prof. Ezequiel Saretta, participaram da medição realizada no Passo São Lourenço, Cachoeira do Sul. Nesse local há uma estação pluvio-fluviométrica, integrante da rede nacional de monitoramento hidrometeorológica, mantida pela Agência Nacional de Águas (ANA). No Rio Grande do Sul e Santa Catarina as estações são operadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Superintendência Regional de Porto Alegre. Periodicamente, o CPRM realiza medições de vazão em todas as estações de sua responsabilidade.

Na medição realizada na semana passada, os técnicos compartilharam suas experiências de décadas de operação da rede de monitoramento, especialmente as peculiaridades dos equipamentos, dificuldades e inovações realizadas, a fim de se obter medições confiáveis. Diversos equipamentos foram demonstrados para a turma, com detalhes de operação e metodologias de medição.

Demonstração de equipamento FlowTracker, para medição de vazão a vau.

No decorrer do curso de graduação, os estudantes utilizam essas informações em diversas disciplinas, por isso é importante conhecer os equipamentos e os métodos modernos de medição.

Até meados de 2012, utilizava-se o molinete hidrométrico como equipamento para determinação da velocidade da água (e vazão) em rios. A partir daí, a ANA modernizou a medição por meio de equipamentos de última geração, os perfiladores acústicos de corrente por efeito Doppler (ADCP). O CPRM Porto Alegre possui um desses equipamentos, comercialmente denominado M9.

unnamed 1

M9 (ADCP) do CPRM.

Esse equipamento permite obter em tempo real a velocidade do fluxo de água e a área de toda seção transversal do rio, agilizando as determinações. Também há possibilidade de se monitorar a concentração de sedimentos na água.

Na estação hidrometeorológica do Passo São Lourenço são realizadas medições de nível da água, por meio de réguas linimétricas. Um observador é responsável pela leitura das mesmas diariamente. Assim, há possibilidade de se relacionar o nível de água com a vazão, monitorando-se continuamente o fluxo de água no rio, incluindo as vazões dos períodos de estiagem e de cheias.

unnamed 2

Réguas linimétricas para medição do nível da água.

unnamed 3

Medição embarcada.

unnamed 4

Equipe envolvida na medição.