Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Alunos da Engenharia de Transportes e Logística realizam atividade prática

Os alunos da disciplina de Engenharia de Tráfego, do curso de Engenharia de Transportes e Logística, realizaram, nesta quarta-feira (26), uma atividade prática de contagem volumétrica de pedestres e veículos na interseção, com informação da composição do tráfego (veículos leves, pesados e ciclos) e seus movimentos (passagens e conversões). Coordenada pelo professor Alejandro Ruiz Padillo, a atividade aconteceu na interseção da Rua Juvêncio Soares com a Rua Senador Pinheiro Machado, das 17h às 18h.

O local foi previamente visitado para que fosse realizada uma caracterização da interseção em relação com os dados geométricos e de tráfego, assim como foram estudadas in situ algumas medidas de Engenharia de Tráfego e de dispositivos de controle de tráfego. O horário escolhido correspondente ao horário de pico da tarde, de modo a avaliar as variações do fluxo dentro da hora de pico e estimar o fator de pico horário da interseção.

Todos os dados obtidos serão posteriormente processados e analisados para avaliar as variações no fluxo no espaço, no tempo e na composição do tráfego, assim como para relacionamento com outra variável que será observada mais adiante (velocidade) e com a densidade de tráfego (relação fundamental do tráfego). O estudo dos dados coletados permitirá o desenvolvimento de um trabalho de análise da interseção e realizar proposições de melhora desde o ponto de vista da Engenharia de Tráfego aplicada a uma situação real.

IMG 1937

IMG 1944