Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Bolsistas do LAMOT visitam empresa em Cachoeira do Sul



Na manhã da última sexta-feira, dia 18 de maio, o Professor Alejandro Ruiz Padillo e as alunas do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM-CS, Caroline Alves da Silveira e Marceli Adriane Schvartz, bolsistas do Laboratório de Mobilidade e Logística – LAMOT, foram apresentar, à empresa Indústria Agro-Pertences LTDA, a pesquisa sobre o “Estudo sobre o Sistemas de Transportes em Cachoeira do Sul e viabilidade da utilização da Intermodalidade como meio de desenvolvimento local”. Esta pesquisa está sendo desenvolvida pelos integrantes do LAMOT dentro do projeto de ensino, pesquisa e extensão “Avaliação das potencialidades de transporte e intermodalidade no Vale do Jacuí – RS”, em parceria com a prefeitura municipal de Cachoeira do Sul e a Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (CACISC). Esse projeto visa conhecer e avaliar as características dos modais de transportes de cargas presentes na região, assim como as possibilidades de expansão das operações de intermodalidade, desde o ponto de vista das maiores empresas de movimentação de cargas no interior do Estado, como a Granol, a Horbach,a Screw, a Geguton, a Engenho Treichel e a Engenho Moraes, além da própria Agro-Pertences.
 
A partir dos conhecimentos adquiridos mediante a pesquisa e os contatos com os gerentes e responsáveis de logística dessas empresas, o grupo desenvolverá material específico para realizar apresentações e palestras de divulgação dos resultados aos empresários sócios da CACISC e à população em geral, e servirá de base para estudos específicos na área.
 
Com ocasião da aproximação do professor e das bolsistas à empresa Agro-Pertences, colaboradora no projeto, também foi realizada uma visita técnica às suas instalações guiada pelo Sr. Moacir Antônio Marzari, diretor executivo da empresa. Foram conhecidas a logística interna da empresa, os processos de linha de montagem e reposição, bem como tecnologias, produtos e empresas importadoras. Durante a visita, foi possível observar diretamente os processos de movimentação e logística de cargas dentro das linhas de produção, assim como para estocagem e saída de mercadorias para os clientes, facilitando uma aproximação prática aos conteúdos teóricos estudados nas disciplinas específicas do curso e dentro do Laboratório.
 
As atividades estão em andamento desde início do ano 2017 com apoio de recursos e bolsas procedentes do Programa Institucional de Voluntário Acadêmico modalidade extensão (PIVEX) e do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX), da UFSM.
 
 
Slide1
 
Slide2
 
Slide3
 
Slide4
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-646

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes