Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Engenharia Agrícola recebe equipamentos doados por empresa gaúcha



Na manhã do dia 18 de outubro, o Prof. Dr. Eduardo Leonel Bottega, do curso de Engenharia Agrícola da UFSM-CS, recebeu a doação de uma bancada demonstrativa do funcionamento de dosadores de fertilizantes e uma unidade dosadora de fertilizantes. Os equipamentos foram doados pela empresa AGROMAC – Indústria e Comércio de Equipamentos Agrícolas LTDA, com sede em Passo Fundo/RS.

 

Bancada de simulacao

Da esquerda para direita: Prof. Dr. Eduardo Leonel Bottega e Kleyton Correa (Depto. de Marketing da AGROMAC).

 

A bancada demonstrativa permite, de forma didática, a visualização do funcionamento do dosador de fertilizantes FertiSystem® Auto-Lub AP, produzido pela AGROMAC, além da possibilidade de comparação da uniformidade de distribuição deste dosador com outro sistema comum no mercado de semeadoras-adubadoras. Além disso, é capaz de simular o processo de dosagem de fertilizantes em diferentes velocidades de deslocamento da semeadora-adubadora e angulações do terreno.

 

De acordo com o fabricante, o princípio de funcionamento do dosador FertiSystem® proporciona a regularidade na distribuição do fertilizante ao longo da linha de plantio. O fertilizante é acionado pelo impulsionador (sem-fim), autolimpante e flutuante, e conduzido até uma câmara de represamento. Após, transborda em quantidades volumétricas uniformes e homogêneas, através do regulador de nível, para o bocal de descarga e, deste, até o solo. As variações são eliminadas em virtude da neutralização da pulsação e dos efeitos do “passo da hélice helicoidal”, pois a rosca fica sempre cheia de fertilizante, transportando a mesma quantidade, independentemente do ciclo e das variações topográficas da lavoura (relevo ondulado, subidas e descidas).

 

Dosador FertiSystem

Unidade dosadora de fertilizantes FertiSystem®

 

Os equipamentos doados foram incorporados ao Laboratório Didático de Motores e Máquinas Agrícolas, que está sendo montado pelos professores do curso de Engenharia Agrícola, Eduardo Leonel Bottega e Tiago Rodrigo Francetto, responsáveis pela área de Mecanização Agrícola. O objetivo principal é proporcionar aos acadêmicos a interação prática com os equipamentos estudados em sala de aula, potencializando o aprendizado. Os professores agradecem a parceria da AGROMAC na concretização deste laboratório, tão importante para a formação sólida dos futuros Engenheiros Agrícolas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-850

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes