Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-CS realiza o II Congresso Nacional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural



Começa hoje (11) o II Congresso Nacional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural, o qual traz como tema o “Patrimônio cultural e globalização: as problemáticas da preservação do patrimônio cultural no século XXI”. O evento abordará quatro eixos temáticos: (A) Intervenção no Patrimônio Cultural, (B) Patrimônio Imaterial e Identidade, (C) Políticas Públicas e (D) Paisagem em suas várias dimensões (Cultural, Rural e Patrimônio Urbano).

A programação tem início na tarde de hoje e se estende até a próxima quarta-feira (13), encerrando suas atividades com uma viagem técnica guiada para São Miguel das Missões, nos dias 14 a 15 de novembro. O evento reúne palestras e apresentações de 69 trabalhos, os quais já podem ser consultados no Caderno de Resumos Expandidos, no site do II CNSPC. Durante as atividades também será realizada uma Visita Guiada pela Cidade de Cachoeira do Sul. As palestras e comunicações orais acontecem na sede do Sindilojas Cachoeira do Sul (Rua Saldanha Marinho, 1156).

O Congresso é uma realização do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Cachoeira do Sul (CAU-UFSM-CS), e conta com o apoio dos Programas de Pós-graduação em Patrimônio Cultural (PPGPC-UFSM) e em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP-UFSM) e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Sede. Além dos cursos e programas, apoiam o evento o Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio (CICOP-Brasil), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural de Cachoeira do Sul (COMPAHC), o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e a Associação de Amigos Fazenda da Tafona. A Comissão Organizadora é presidida pela Profa. Dra. Juliana Silva Pavan (UFSM/CS), com Vice Coordenação do Prof. Dr. Mateus Rosada (EA/UFMG), contando ainda com mais 11 docentes da UFSM e UNESP. A Comissão Técnica de apoio é composta por dois técnicos administrativos em educação do Campus, Carlos Gianetti e Diones Dutra, além de 12 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo. A Comissão Científica do evento é composta por 55 pesquisadores da área de Patrimônio de diversas Universidades brasileiras.  

Congresso Nacional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural tem sua origem nos debates realizados nos colóquios promovidos pela UNESP, na cidade de Bauru (SP). O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista (PPGARQ/UNESP) promoveu o I e o II “Colóquio sobre a Salvaguarda do Patrimônio Arquitetônico e Urbano”, com o apoio do CICOP-Brasil, em 2013 e 2015, na cidade de Bauru (SP). Os eventos contaram com conferências ministradas por profissionais de relevância nacional pela sua atuação no patrimônio e foram realizadas oficinas sobre a documentação do patrimônio cultural. Todos os eventos científicos organizados envolveram pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e parcelas mais amplas da sociedade (arquitetos, engenheiros, historiadores, arqueólogos, sociólogos, geógrafos, advogados, entre outros), na abordagem e discussão do patrimônio cultural e os desafios para sua preservação. 

Para mais informações consulte o Site, o Facebook e o Instagram do II Congresso Nacional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-2384

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes