Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Conheça Apollo, novo carro da equipe Fórmula UFSM!

apolloEm 1882, Apollo se tornou o primeiro – e, até hoje, único – cavalo a vencer o torneio de Kentucky Derby, uma das mais famosas corridas de cavalo do mundo, sem nunca ter corrido antes. E é seguindo esse espírito pioneiro e veloz que a equipe Fórmula UFSM, time de automobilismo formada no Centro de Tecnologia, lançou o seu carro para a temporada 2016-2017: Apollo. O lançamento aconteceu no dia 18, quinta-feira, no Pércio Reis e hall do prédio principal do CT.  A noite, todos comemoraram o novo carro com uma festa em um pub da cidade. De acordo com Lucas Boere, capitão do Fórmula, esses lançamentos em dose dupla são tradição na equipe: “Dentro da equipe existe a tradição de se formar o veículo formalmente e informalmente. Formalmente é para aqueles que acreditam no nosso trabalho, como funcionários, professores e demais alunos do CT.”

O carro da temporada anterior, o Silver, tinha um viés nostálgico, pois homenageava em seu design a Copersucar-Fittipaldi, escuderia brasileira que disputou o Campeonato Mundial de Fórmula 1 entre o final da década de 70 e o início da década de 80. No Apollo, o design clássico da equipe, em vermelho e preto, volta com tudo. Além disso, muitas melhorias técnicas foram feitas no carro. “Nosso trabalho todo foi voltado pra que a gente consiga baixar tempo de pista esse ano, então a gente vai ter um carro mais leve, mais potente e, com o projeto de expansão novo, a gente vai ter um carro mais ágil. Trabalhamos também para que ele seja resistente e consiga suportar todas as provas que a gente vai fazer”, afirmou o membro do Fórmula UFSM Cássio Freitas.

O Apollo gera expectativas altas nos integrantes da equipe. “O planejamento e toda a meta estipulada é o primeiro lugar na competição nacional. Uma meta um tanto difícil pra quem tá fora do eixo Rio-São Paulo, mas desde o primeiro dia da construção do veículo a meta foi essa” é o que afirma Lucas Boere determinado. O Fórmula UFSM esse ano vai disputar a décima terceira edição do “Fórmula SAE Brazil”, em Piracicaba, São Paulo. As provas acontecerão entre os dias 24 e 27 de novembro.

 

 

apollo lançamento 2

 

Texto elaborado por Mateus de Albuquerque, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM – e imagens daqui.