#EngenhariaQuímica: Conheça o projeto de ensino que apresenta novas estratégias de aprendizagem

O projeto “PTC” (Prototipagem de Trocadores de Calor), desenvolvido pelo professor do Departamento de Engenharia Química, Flávio Mayer, introduz ao curso uma nova metodologia de ensino: desenvolver um produto prático ao longo do semestre, desde a concepção de uma ideia até a sua implementação. As atividades foram realizadas na disciplina de Operações Unitárias com Transferência de Calor e Massa I, do 6º semestre.

Os alunos utilizaram o software SolidWorks para projetar um trocador de calor, que foi posteriormente impresso utilizando uma impressora 3D. A metodologia consiste no uso da estrutura “Conceiving, Designing, Implementing & Operating” (Conceber, projetar, implementar e operar) como estratégia de ensino. O CDIO passou a ser utilizado também na Engenharia Aeroespacial, após sua mais recente reforma curricular.

A proposta foi apresentada na primeira aula da disciplina no semestre, sendo aderida por todos. Para o professor Flávio, a participação dos alunos nas atividades foi satisfatória e o saldo do projeto foi positivo: “Ao longo do semestre, vimos bastante engajamento de todos até a fase final. Como foi a primeira vez que esta metologia foi aplicada, percebemos alguns erros e dificuldades, mas que foram superadas.”

O professor Flávio ainda ressaltou que atividades como essa podem ajudar os estudantes de Engenharia Química a se manterem motivados e empenhados:

“O curso é muito abrangente e requer conhecimentos em diversas áreas, e em função disso acaba se tornando bastante puxado e difícil. O nosso objetivo com essas atividades é justamente motivar o aluno para que ele não desista.”

O projeto teve apoio da Sttalo, empresa localizada na Incubadora Tecnológica de Santa Maria, e deve seguir sendo realizado na disciplina nos próximos semestres. Para mais informações sobre a Engenharia Química ou sobre o Projeto “PTC”, acesse o site do curso ou entre em contato com o professor Flávio pelo e-mail: flavio.mayer@ufsm.br.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.