Lançado o edital de consulta à Direção e Vice-direção do CT
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A Comissão de Consulta do Centro de Tecnologia declarou esta terça-feira (12) aberto Processo de Consulta à Comunidade do CT para organização da Lista Tríplice com vistas à nomeação do Diretor(a) e Vice-Diretor(a) do nosso Centro, para o período de 2018/2022.
Poderão candidatar-se os docentes integrantes da carreira do Magistério Superior, lotados no Centro de Tecnologia, ocupantes dos cargos de:
Professor Titular;
ou de Professor Associado IV;
ou que sejam portadores do Título de Doutor; neste caso independentemente do nível ou da classe do cargo ocupado.
Calendário do Processo de Consulta
12/09/17 – Lançamento do Edital
18 e 19/09/17 – Prazo pra inscrição de chapas, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, na Secretaria do CT
25/09/17 – Às 8h: Divulgação das chapas inscritas e início do prazo de impugnação das candidaturas
27/09/17 – Prazo final para pedidos de impugnação de candidaturas, via Protocolo
02/10/17 –Às 10h: Julgamento dos pedidos de impugnação
02/10/17 –Às 14h: Homologação das inscrições e sorteio público da ordem dos nomes na cédula
03/10/17 – Às 8h: Início da campanha eleitoral
17/10/17 – Às 14h: Divulgação da lista de votantes (site do CT), e início do prazo de solicitação de alteração na lista de votantes a comissão de consulta
24/10/17 – Às 14h: Prazo final para solicitações de alterações na lista de votantes
26/10/17 – Divulgação da lista definitiva dos votantes (site do CT)
06/11/17 – Às 23h59: Encerramento da campanha eleitoral
08/11/17 – Das 8h às 18h30: Realização da Consulta
09/11/17 – Divulgação do resultado da consulta e abertura do prazo para encaminhamento de recursos, junto ao Protocolo da UFSM
13/11/17 – Data limite para encaminhamento de recursos, via Protocolo Central]
14/11/17 – Às 14h: Julgamento dos recursos
16/11/17 – Entrega do resultado, pela Comissão Eleitoral, ao Presidente do Conselho do Centro de Tecnologia
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.