Comissão Organizadora do 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro divulga carta aos acadêmicos de Engenharias Aeroespacial e correlatas

Entre os dias 1 a 3 de novembro de 2018 acontecerá em Foz do Iguaçu o I CAB – I Congresso Aeroespacial Brasileiro, organizado por diversas Universidades que oferecem o curso de Engenharia Aeroespacial no Brasil e exterior, dentre elas a UFSM, representada pelo professor André Luís da Silva. A temática deste evento será “Diálogos entre Academia, Indústria e Política pública em prol de um Programa Espacial Brasileiro sustentável e impactante”. E, considerando a importância de estudantes de graduação e pós neste cenário, incentiva-se fortemente a presença dos acadêmicos de Engenharias Aeroespacial e correlatas.

Em carta aos alunos(as), a Comissão Organizadora pondera que “considerando a atual conjuntura econômica do país, e consequentemente a situação das universidades, não se espera que todas elas possam financiar a ida de seus estudantes para o Congresso. Assim, a organização do evento sugere aos alunos diretrizes para que os mesmos possam buscar financiamento em suas regiões de origem.”

No documento, encontra-se instruções gerais e instruções para pedido de patrocínio, bem como uma modelo de carta de patrocínio para auxiliar a captação de recursos. O Congresso permitirá que iniciativas de alunos expostas no evento (CubeDesign, Rocket design, Empresas Júnior, entre outras) exibam materiais e banners de empresas que eventualmente contribuam financeiramente para sua presença no evento. Para evitar mal-entendidos relacionados ao assunto durante a realização do Congresso, recomenda-se, por exemplo, que os(as) alunos(as) de cada Universidade se agrupem para solicitar o financiamento às empresas, de forma que cada uma deve estar representada no congresso por um único grupo.

Também é preciso “verificar com a Universidade a possibilidade de conseguir um ônibus ou van. Caso seja possível, orçar custos relacionados a diárias de motorista(s), combustível e outros gastos. Solicitar com a Universidade uma declaração dos valores devidos e, se possível, estimativa de gastos de combustível. Orçar os gastos de pedágio do caminho e preparar uma tabela com os valores explicitados”. Bem como fazer uma estimativa de gastos por aluno para alimentação e hospedagem para que “de posse dos orçamentos completos, procurar empresas do setor aeroespacial na sua região, com a carta em anexo, para solicitar financiamento para a viagem”.

No evento serão abordados temas como: Aerodinâmica & Propulsão, Estruturas & Materiais, Mecânica de Voo, Controle e Sistemas, Engenharia de Sistema, Integração e Testes, Satélites e SubSistemas, Lançadores & FogSondagem, Educação em Aeroespacial, SARPs & Aplicações e Defesa & Segurança Nacional. As inscrição de estudantes de graduação e pós estão no valor de R$ 75,00 e de Profissionais: R$ 200,00. Mais informações ou dúvidas entre em contato com a organização do evento na página do evento aqui no nosso site ou pelo e-mail 1CABorg@uniamerica.br.