Doutorando do PPGEE tem trabalho premiado em evento do IEEE nos EUA

Três homens estão de pé, lado a lado. Um deles, ao centro, segura um certificado com a mão esquerda.O aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM, Gleisson Balen, teve sua dissertação de mestrado premiada durante o IAS Annual Meeting 2018, evento da Industrial Application Society (IAS), que faz parte do Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE). A conferência foi realizada na cidade de Portland, nos Estados Unidos, entre os dias 22 e 27 de setembro.

O Annual Meeting é um evento anual da IAS, que completou 50 anos em 2015. Há 10 anos a conferência é realizada concomitantemente ao Energy Conversion Congress and Exposition (ECCE), reunindo mais de 2 mil pessoas todo ano, sendo as maiores da área. Os temas tratados envolvem a eletrônica de potência aplicada à indústria, desde iluminação, máquinas elétricas, veículos elétricos até mineração.

A dissertação premiada, “Desenvolvimento de uma estação de carregamento rápido com elemento armazenador de energia para veículos elétricos”, está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e é um aprofundamento do TCC de Gleisson. Para ele, o diferencial do trabalho está na multidisciplinaridade: “ele aborda o projeto de componentes, controle, modulação, análise de impedância e estudos de viabilidade financeira. A diferença desta estação de carregamento está na redução do custo global do sistema e aumento da eficiência ao se comparar com o modelo tradicional utilizado em muitos países para recarga rápida”.

O professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica da UFSM, Humberto Pinheiro, foi o orientador do trabalho. Ele fala sobre a importância do reconhecimento recebido por Gleisson: “É sempre um prazer ter esse reconhecimento internacional. O projeto traz um conceito atual e de interesse mundial, o que é comprovado pelo interesse da IAS”.

Durante o evento, Gleisson também recebeu o prêmio de melhor apresentação entre os que tiveram suas teses de doutorado e mestrado premiadas. Para ele, a experiência de participar da conferência pode ser um incentivo para outros estudantes: “é uma oportunidade incrível para mostrar que podemos sim ter boas ideias e que podemos ir longe com nosso trabalho. Tive a oportunidade de conversar pessoalmente com os maiores pesquisadores, professores e alunos da área e também com membros de grandes empresas e professores renomados. Além disso, fiz várias amizades com estudantes do mundo inteiro”.

Gleisson conta que sua história na área começou quando fez seu registro como membro estudantil do Capítulo da IAS-IEEE em Santa Maria: “Conheci melhor a sociedade, suas oportunidades e suas premiações. Indico a todos os alunos das engenharias que trabalham com eletrônica de potência e controle que se associem e busquem informação sobre a sociedade. Existem muitos benefícios e oportunidades”.

Além de ter seu trabalho reconhecido, Gleisson teve a oportunidade de ir ao evento com as despesas de viagem, estadia e inscrição nos dois eventos pagos pela IAS. “Sou muito grato a toda a IEEE, aos professores e alunos que trabalharam para trazer um capítulo dela para Santa Maria”, afirma ele.

O trabalho terá continuidade e está em busca de apoio financeiro. “Para colocar em prática, precisa-se de muito trabalho, principalmente na área de comunicação de dados, controle e eletrônica de potência. Os veículos estão chegando e precisaremos de infraestrutura para abastecer as baterias de forma rápida e segura. Buscamos apoio financeiro para a implementação do sistema em escala real”, adianta Gleisson.

Mais informações sobre o trabalho podem ser acessadas na Plataforma Sucupira.

Texto por Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem legal? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.