Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

VII Semana Acadêmica da Engenharia de Produção aborda princípios sustentáveis

A VII Semana Acadêmica da Engenharia de Produção (SADEP) acontece entre os dias 28 e 30 de maio. Neste ano, o evento organizado pelo Diretório Acadêmico da Engenharia de Produção (DACEP) terá como tema “Os desafios da Engenharia de Produção para uma gestão inovadora, sustentável e de qualidade”. Além das palestras voltadas a este tema, o evento também contará com workshops que abordam o desenvolvimento de características de comunicação e oratória, que pretendem atingir acadêmicos de todo o Centro de Tecnologia.

O primeiro dia da semana acadêmica será aberto com uma palestra sobre os “Desafios de sustentabilidade” e “Novos modelos de produção” com Cid Alledi, professor de disciplinas ligadas a ética nos negócios nos cursos de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os workshops serão ministrados na manhã do dia 30, entre eles “Análise e Gestão da Eficiência”, “PETCom fala: Oficina de Expressão e Oratória” e “Desdobramento de indicadores para solução de problemas”.

Carbono Neutro

A sétima edição do evento busca trazer uma abordagem voltada a princípios sustentáveis, prezando por reduzir o dano ambiental gerado pelo evento e impactar positivamente a sociedade. Perante a isso, com apoio da Floresta Jr. o diretório irá realizar o cálculo das possíveis emissões de CO2 causadas pelo evento, caracterizadas pelo uso de energia e materiais durante o mesmo, e pretende compensar essas emissões com o plantio de mudas de árvores na universidade.

“Diante do cenário atual, tratar o tema sustentabilidade com palestrantes e empresas especializados na área passou a ser um desafio aceito pelo DACEP, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da geração de valor através do impacto socioambiental positivo. Através disso, o diretório buscou adaptar esse tema não só as palestras, mas ao molde do evento tornando-o o mais sustentável possível nas condições apresentadas”, destaca Lucas Ataide, Presidente do DACEP.

Outro destaque do evento são as parcerias com a Papel Semente, Dobra e Meu Copo Eco. A Papel Semente apoiará o evento com cartões biodegradáveis (que viram plantas), para todos os participantes, justificando o fato de eles receberem pastas reaproveitadas de eventos anteriores e eliminando a necessidade de imprimir novos materiais e geração de resíduos. Já a Meu Copo Eco confeccionou copos personalizados reutilizáveis para todos os participantes, o que segundo a organização elimina toda e qualquer possibilidade de haver corpos descartáveis durante a semana acadêmica. E a Dobra disponibilizará 5 carteiras, recicláveis e feitas a mão, para sorteio.

O segundo lote dos ingressos está disponível no site do Polvo Tickets. O valor garante a inscrição mais o Copo Eco da EP. Para mais informações, acesse a página do Diretório Acadêmico da Engenharia de Produção.

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.