Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Aluna de Ciência da Computação é mais uma vez selecionada em programas estudantis de conferências nos EUA

A aluna Ana Luísa Veroneze Solórzano, formanda do Curso de Ciência da Computação, viajará aos EUA em outubro e novembro de 2019, financiada por programas estudantis de dois grandes eventos da área de Computação.

De 1 a 4 de outubro, em Orlando/Flórida, a aluna Ana Luísa participará do evento “Grace Hopper Celebration“, que é o maior encontro mundial de mulheres na área de Computação. Ana será financiada pela organização AnitaB.org, que promove o evento desde 1994. Esta organização tem a missão de conectar, inspirar e orientar mulheres na computação, bem como organizações que vêem a inovação tecnológica como um imperativo estratégico, vislumbrando um futuro em que as pessoas que imaginam e constroem tecnologias espelham as pessoas e sociedades para as quais as soluções são construídas.

International Conference for High Performance Computing, Networking, Storage and Analysis (SC18) / Fotografia: Jo Ramsey

No ano passado, o evento reuniu  cerca de 20000 participantes. Em 2019, o evento contará com 160 apresentações de trabalhos de estudantes, dos quais 24 foram selecionados para uma sessão especial (Student Research Competition), sendo a maioria de universidades norte-americanas. Ana foi uma das 24 selecionadas e irá apresentar o trabalho intitulado “Parallel Implementation of an Astronomical Algorithm for a Hybrid Computing Environment with OpenACC”, desenvolvido em parceria com o INPE de São José dos Campos.

De 17 a 22 de novembro, em Denver/Colorado, Ana participará da International Conference for High Performance Computing, Networking, Storage and Analysis, uma das maiores do mundo na área de computação de alto desempenho. A conferência reúne anualmente mais de 10.000 participantes de diversos países, vinculados a empresas ou a instituições de ensino e pesquisa. Ana participará do programa ‘Student Volunteers’, que financia estadia e passagens aéreas para incentivar estudantes que se propõem a assumir uma postura ativa durante a conferência. É a segunda vez consecutiva que Ana é selecionada para este programa.

Para ambos os eventos, a acadêmica participou de um processo seletivo concorrido e aberto a estudantes do mundo todo. A seleção considerou a experiência e motivação da candidata, bem como a recomendação de sua orientadora na UFSM. A aluna participa de atividades complementares desde seu ingresso na graduação, atuando ora como bolsista, ora como voluntária, em projetos de extensão e pesquisa. Ana Luísa foi bolsista do programa FIEX/UFSM por 2 anos consecutivos e também do programa PIBIC-INPE/CNPq, orientada pelo pesquisador Haroldo Fraga de Campos Velho, de São José dos Campos, e da professora Andrea Charão, da UFSM, no Laboratório de Sistemas de Computação do Centro de Tecnologia.

Com informações da professora do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação, Andrea Schwertner Charão.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgação de eventosdivulgação de notíciasdivulgação de dissertações e teses

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.