Avaliação da 34° JAI utiliza aplicativo desenvolvido por professora do CT

Neste ano, a 34º Jornada Acadêmica Integrada (JAI) apresentou uma inovação. A avaliação dos trabalhos deixou de ser em papel, e passou a ser realizada por meio de um aplicativo desenvolvido pela professora do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação, Andrea Schwertner Charão, junto ao aluno de Ciências da Computação, Pedro Minini, e ao egresso de Sistemas de Informação, Felipe Marin. Essa iniciativa, de acordo com a professora, é um grande avanço para a Universidade na economia de recursos, agilidade e inovação.

O desenvolvimento do aplicativo explorou diferentes serviços em nuvens computacionais, tanto para hospedar os aplicativos como para armazenar os dados e viabilizar operações sobre eles. A professora Andrea explica o funcionamento: “nós criamos aplicativos que não precisam ser instalados e funcionam tanto em smartphones como em computadores desktop. São, na verdade, aplicações web, mas com um comportamento muito semelhante ao dos chamados aplicativos nativos, podendo inclusive funcionar offline e ser adicionados à tela principal do aparelho. Fugimos de abordagens mais clássicas para experimentar tecnologias modernas, que estão em constante evolução.”

O egresso, Felipe Marin, conta que durante a graduação os softwares desenvolvidos normalmente são atividades de disciplinas e avaliados somente pelo professor. Dessa forma, a experiência de desenvolver um aplicativo resolvendo um problema real e com usuários reais é muito importante.

O retorno dos avaliadores sobre o aplicativo foi positivo. Durante o evento, mais de 1000 avaliadores utilizaram o dispositivo para registrar aproximadamente 5000 avaliações. O diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan, salienta o orgulho em ver a capacidade do Centro de atingir os desafios institucionais e requisitos da UFSM, tais como: modernização, desenvolvimento organizacional, educação inovadora e gestão ambiental.

Texto por Jéssica Medeiros, acadêmica de Jornalismo – Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Clique aqui e deixa a tua sugestão de notícia!

Entre em contato pelo e-mail: noticiasct@ufsm.br.

Siga o CT nas redes sociaisFacebookInstagram e Twitter.