Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebe visita de equipe do Exército Brasileiro ao Centro de Tecnologia



Na última terça (20), a UFSM recebeu a visita de representantes do Exército Brasileiro com o objetivo de debater projetos em parceria com o Centro de Tecnologia da UFSM


Reunidos no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/UFSM), o grupo formado pelo General Hertz, Comandante da 3ª Divisão de Exército, General Stumpf, Comandante Militar do Sul e General Amin, Comandante do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, além dos atuais Reitor, Professor Paulo Burmann, Vice-Reitor, professor Luciano Schuch, e Diretor do Centro de Tecnologia, Professor Tiago Marchesan, e outros pesquisadores, debateu não só o Projeto já em andamento, mas também a possibilidade de novos projetos em parceria entre as duas Instituições. 

Na visita, o Prof. Tiago realizou uma apresentação sobre o Centro de Tecnologia e suas potencialidades para desenvolvimento de tecnologias na área de defesa, onde elucidou os principais projetos que encontram-se em construção junto ao EB e ainda, ressaltou o apoio do CT/UFSM à vinda da ESA à cidade de Santa Maria. Na sequência, o Prof. Raul Ceretta, que coordena o projeto SIS-ASTROS GMF, pôde apresentar a evolução e andamento do projeto.  A visita foi fundamental e reforça a consolidação do CT/UFSM como polo de desenvolvimento de tecnologias para a área de defesa.

O projeto Sistema Integrado de Simulação ASTROS – Grupo de Mísseis e Foguetes (SIS-ASTROS GMF) visa o treinamento baseado em simulação para o sistema de artilharia ASTROS*, de forma que alcance as metas de melhorar a eficiência da instrução, reduzir o impacto ambiental e o custo do treinamento no Centro de Instrução, criando tecnologias que permitem que aulas e instruções ocorram usando apenas computadores, evitando disparos de munições.

O projeto, que possui prazo inicial de 4 anos, é formado por alunos de graduação e pós graduação, profissionais especializados e professores doutores dos Departamentos de Computação Aplicada e de Eletrônica e Computação (ambos pertencentes ao Centro de Tecnologia), além de um do Instituto de Informática da UFRGS. 

*Sistema de lançadores múltiplos de foguetes, produzido pela empresa brasileira AVIBRAS, de São José dos Campos, que opera com foguetes, foguetes guiados e míssil tático de cruzeiro, e envolve altos custos em treinamentos que usam o sistema real. 



Texto por Laura Lencina, acadêmica de Relações Públicas e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-3341

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes