Disciplina de Engenharia de Controle e Automação promove competição de carrinhos robôs

Uma corrida de carrinhos robôs foi realizada como atividade da disciplina de Técnicas de Comandos Numéricos para Automação, do curso de Engenharia de Controle e Automação. Orientada pelo professor Anselmo Cukla, a competição aconteceu no dia 26 de janeiro, nas instalações do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica (NUPEDEE). A atividade consistia na elaboração de um projeto e construção de um carrinho robô, visando otimizar o sistema mecânico. A competição foi uma oportunidade de materializar os conhecimentos adquiridos na disciplina durante o semestre.

Os carrinhos robôs desenvolvidos pelos alunos deveriam percorrer um trajeto com obstáculos no menor tempo possível. “Relâmpago Mackline” (1°), “Dominico Toledo” (2°) e “Usainbot” (3°) conquistaram o pódio da competição e foram premiados por completar o percurso em menor tempo. Com esta atividade, os alunos puderam usar sua criatividade para projetar e construir um sistema mecânico com o menor número de erros possível.

A construção dos carrinhos passou por três etapas: 1) elaboração do projeto em CAD; 2) análise de esforço por métodos finitos; e 3) montagem mecânica e validação do robô. Primeiro, os alunos construíram o projeto de seus carrinhos em desenho assistido por computador. Depois, foi realizada a simulação de esforços na estrutura do chassis e do robô, para que o desenho fosse atualizado com as melhorias necessárias. Por fim, os alunos construíram o carrinho físico. A Fábrica CT e a Oficina do NUPEDEE forneceram os materiais e equipamentos utilizados na construção, além dos seus servidores técnicos de laboratório auxiliarem os alunos.

Para a construção do carrinho, os alunos deveriam utilizar o mínimo possível de dispositivos elétricos e não poderiam utilizar plataformas programáveis. A intenção deste projeto também era de construir carrinhos robôs que futuramente poderão ser utilizados em competições de robótica educacional, como seguidores de linha, labirinto ou similares. Cada grupo de alunos apresentou um carrinho com características diferentes de seus colegas.

Esta foi a primeira vez em que uma competição de carrinhos robôs foi promovida na disciplina de Técnicas de Comando Numérico. O professor Anselmo Cukla se interessou no desenvolvimento da experiência. Ele explica que o projeto deu oportunidade para os alunos evoluírem seus conhecimentos para a prática. “Dá um choque de realidade entre o mundo real e o mundo virtual. Tem muitas coisas que no computador funcionam direitinho, mas na prática não é assim”, relatou Cukla.

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses aqui.

Siga o CT nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!