PET-EE oferta minicursos para o ensino fundamental e promove 2ª Olimpíada Santa-Mariense de Eletrônica e Robótica

O PET de Engenharia Elétrica (PET-EE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem intensificando sua dedicação na oferta de minicursos para a rede pública e privada de anos finais do ensino fundamental desde 2022, com o objetivo de aproximar a comunidade estudantil da universidade e ensinar conceitos básicos de eletricidade, programação e manutenção de computadores com o projeto UNIESCOLAS.

Entre os principais minicursos ofertados, destaca-se o “Instalações Elétricas para meninas” promovendo a capacitação do público feminino neste tema. A líder do projeto, Júlia Gracioli, enfatiza a importância de valorizar as mulheres neste campo da Engenharia Elétrica, historicamente masculino, buscando empoderar e despertar o interesse das meninas por áreas técnicas.

Anteriormente, o projeto era  conhecido como “Sou Mulher e Posso“, direcionado para a comunidade Santa-Mariense do bairro Nova Santa Marta, levando conhecimentos sobre sistemas elétricos com aulas teóricas e práticas que as orientam a instalar, planejar e consertar redes elétricas em casas. Porém, com o impacto da pandemia, sua abrangência diminuiu. Júlia Gracioli, que possui afinidade com o tema, resgatou o projeto com foco nas escolas da região do bairro Camobi, mais próximas à universidade, para superar as dificuldades de locomoção do grupo.

O último encontro foi realizado em 27 de junho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lívia Menna Barreto, onde os estudantes puderam aprender sobre instalações elétricas, programação e manutenção de computadores explorando conceitos fundamentais dessas áreas, muitas vezes pouco presentes no cotidiano dos alunos, mas apresentado no projeto UNIESCOLAS.

Para manter a continuidade das atividades, o projeto depende do contato contínuo com as escolas e da disponibilidade tanto do PET quanto das instituições de ensino. O diferencial do PET- EE é sua abordagem multidisciplinar, valorizando o trabalho em equipe e incentivando a aquisição de competências para a vida profissional e pessoal. O principal requisito é a disposição para aprender e crescer como profissional e cidadão. Com a finalidade de manter a frequência destes projetos acontecem regularmente a seleção de novos membros que é realizada por meio de processos seletivos, buscando indivíduos dedicados, proativos, com desejo de aprender e aptos a compartilhar o conhecimento adquirido com outras pessoas.

Ao promover a aproximação entre a Universidade e a comunidade estudantil, o projeto UNIESCOLAS desempenha um papel fundamental na disseminação do conhecimento e no fomento do interesse pelas áreas técnicas, com especial atenção ao empoderamento feminino. Com iniciativas como essa, o PET-EE e a UFSM demonstram seu compromisso com a educação e o desenvolvimento social.

2ª edição da OSMER

Neste mês de agosto, mais uma atividade está prevista para o PET-EE, a segunda edição da Olimpíada Santa-Mariense de Eletrônica e Robótica (OSMER), marcada para o dia 19 de agosto, no turno da tarde. Destinada aos alunos do ensino fundamental, a competição contará com três níveis distintos: O Nível 1 será voltado para os estudantes do 3º ao 5º ano, oferecendo a eles a oportunidade de enfrentar desafios iniciais e demonstrar sua paixão pela robótica. No Nível 2, destinado aos alunos do 6º e 7º ano, a competição se intensificará, apresentando provas mais complexas que estimulam o pensamento lógico e a capacidade de solucionar problemas. Já o Nível 3 será reservado para os estudantes do 8º e 9º ano, que enfrentarão desafios avançados, mostrando seus conhecimentos em programação e robótica e elevando a competição a um novo patamar.

Um ponto importante é que não será necessário possuir conhecimento prévio em robótica para participar da prova, pois ela será interpretativa. Visando promover um ambiente de competição saudável, estimulando o trabalho em equipe e despertando o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia desde cedo. Essa oportunidade incrível de aprendizado e crescimento ocorre de forma gratuita, mais uma vez fortalecendo o ensino e aproximando os estudantes da UFSM. Ao final da edição, os estudantes mais bem classificados terão a chance de participar de um curso de Eletrônica e Robótica, aprofundando ainda mais seus conhecimentos nessa fascinante área. As inscrições ocorrem até o dia cinco de agosto.

Para mais informações sobre as inscrições, edital e datas importantes da OSMER.

Para mais informações sobre os minicursos oferecidos e as demais atividades, acesse às redes sociais do PET-EE.

Texto por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!