Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nova disciplina de DCEx no CT ofertada pelo curso de Engenharia Civil: “Engenharia e Sociedade”



Na última sexta-feira (11), foi realizada a primeira aula da disciplina “Engenharia e Sociedade” ofertada como Disciplina Complementar de Graduação Extensionista (DCEx) da Engenharia Civil. Aberta para qualquer semestre, sem pré-requisitos e ministrada pelos docentes: Alejandro Ruiz Padillo, Débora Missio Bayer, Elisandra Mazieiro e Vanessa Schimidt Giacomelli do Centro de Tecnologia e do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 

As DCEx, normatizadas pela Resolução UFSM N. 03/2019, foram criadas com carga horária essencialmente teórica, com a finalidade instrutiva de habilitar os discentes a programas/projetos de extensão para então o desenvolvimento de ações práticas. A implementação dessas características na disciplina fomentam o trabalho colaborativo em equipes interdisciplinares e compreensão da teoria para aplicação da prática nestes programas/projetos extensionistas. 

Neste contexto, os docentes destacam a importância de uma metodologia ativa como ferramenta para o desenvolvimento de projetos, sob a orientação de docentes e colaboradores. Durante a primeira aula foi apresentado o plano de ensino que  busca propor ações organizadas que possam tanto identificar demandas e oportunidades existentes, quanto solucionar necessidades da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional. De forma teórica para após isso os discentes terem o conhecimento necessário para a efetivação da prática visando aproximar a comunidade da Universidade. 

Tatiana Cureau Cervo, Vice-Diretora do CT compareceu na aula como representante da Direção, demonstrando apoio da Gestão à disciplina e destacou em sua fala a importância dessa aproximação com a comunidade: “Nunca vamos trabalhar sozinhos, precisamos cruzar cursos, se aproximar da comunidade e agregar para a sociedade”. Introduzindo à extensão Universitária, os docentes avaliam a disciplina como enriquecedora para a formação acadêmica dos discentes como Universidade-comunidade. 

Conheça a outra iniciativa de DCEx. 


Texto e imagens por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-4460

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes